
Muralhas e Torreões de Lagos
Description
A cidade de Lagos está implantada numa baía na foz da ribeira de Bensafrim, na costa do Oceano Atlântico. Esta localização litoral, com grande acessibilidade, exigiu a construção de um extenso perímetro fortificado com diversas fases de reformulação e manutenção. A muralha medieval de Lagos, com diversos troços conservados, terá sido construída no século XIII (reinado de D. Dinis) e delimitava um recinto de morfologia quadrangular, com paramentos com cerca de 10 m de altura e dois metros de espessura, percorridos por adarve e com ameias no topo. Esta muralha teria cinco portas, a que se localizava a este (porta … A cidade de Lagos está implantada numa baía na foz da ribeira de Bensafrim, na costa do Oceano Atlântico. Esta localização litoral, com grande acessibilidade, exigiu a construção de um extenso perímetro fortificado com diversas fases de reformulação e manutenção. A muralha medieval de Lagos, com diversos troços conservados, terá sido construída no século XIII (reinado de D. Dinis) e delimitava um recinto de morfologia quadrangular, com paramentos com cerca de 10 m de altura e dois metros de espessura, percorridos por adarve e com ameias no topo. Esta muralha teria cinco portas, a que se localizava a este (porta do Mar ou Ribeira / São Gonçalo) era protegida por duas torres albarrãs de planta quadrangular e um fosso na área poente. A cidade medieval desenvolvia-se no interior da cerca, em torno da igreja Matriz, respeitando um traçado ortogonal. No século XIV e XV, a cidade de Lagos registou um grande desenvolvimento económico, associada a atividades de pesca (baleia / atum), exploração de salinas, comércio marítimo com o Norte de África, o que impulsionou o crescimento do núcleo urbano extramuros. No reinado de D. Manuel a cerca medieval de Lagos foi renovada e reforçada com a construção de uma nova muralha abaluartada, que pretendia incluir todas as áreas urbanas. A cerca renascentista apresenta uma planta pentagonal irregular, com 12 baluartes de morfologia quadrangular - pentagonal com orelhões e rampas de acesso (dos quais nove se encontram conservados), ligados por altas cortinas de muralha e quatro portas (Porta do Cais Velho / Cais Alfândega, Porta de São Gonçalo, Porta de São Roque e Porta da Vila / Torres de Santa Maria). Esta estrutura amuralhada foi alvo de várias renovações nos reinados filipinos, bem como no âmbito da Restauração da Independência de Portugal (reinado de D. João IV). A cidade de Lagos e as suas estruturas de fortificação, tal como outros núcleos urbanos algarvios, foram muito afetados por vários sismos que ocorreram no século XVIII, com especial destaque para o de 1755, o que terá motivado as reconstruções realizadas nas primeiras décadas do século XIX. (atualizado por C. Costeira, 31/05/2018).
Archaeological Findings
-
Depositaries
-
Classification
Classificado como MN - Monumento Nacional
Conservation Status
Bom
References
A evolução urbana de Lagos. Promontoria (2013)
PEREIRA, D (2013) - A evolução urbana de Lagos. In Promontoria.
A propósito de las cercas de Lagos (Algarve, Portugal): notas arqueológicas sobre el sector de Porta da Vila. IV Congreso Internacional sobre fortificaciones: La fortificación en el mar, Alcalá de Guadaira (2007)
MORÁN, Elena (2007) - A propósito de las cercas de Lagos (Algarve, Portugal): notas arqueológicas sobre el sector de Porta da Vila. In IV Congreso Internacional sobre fortificaciones: La fortificación en el mar, Alcalá de Guadaira.
Algarve - Castelos, Cercas e Fortalezas (2008)
MAGALHÃES, Natércia (2008). Algarve Castelos, Cercas e Fortalezas. Faro: Letras Várias.
Arqueologia urbana em Lagos: uma década de actividade. Xelb, 10 (2010)
MORÁN, Elena e PARREIRA, Rui (2010) - Arqueologia urbana em Lagos: uma década de actividade. In Xelb, 10.
Arqueologia urbana no centro histórico de Lagos: estratégia de intervenção e balanço dos resultados obtidos.. Xelb, 6 (2006)
MORÁN, Elena (2006) - Arqueologia urbana no centro histórico de Lagos: estratégia de intervenção e balanço dos resultados obtidos. In Xelb, 6.
Breve apontamento sobre a Cerca ("Velha") Medieval de Lagos. Arqueologia em Portugal 2017 - Estado da Questão (2017)
GONÇALVES, Ana, MORÁN, Elena e SILVA, R. C. (2017) - Breve apontamento sobre a Cerca ("Velha") Medieval de Lagos. In Arqueologia em Portugal 2017 Estado da Questão.
Corografia ou memória económica, estatística e topográfica do reino do Algarve (1841)
LOPES, João Baptista da Silva (1841). Corografia ou memória económica, estatística e topográfica do reino do Algarve. Lisboa : Academia das Ciências, p. 512.
Entre muralhas e templos. A intervenção arqueológica no Largo de Santa Maria da Graça. Lagos (2004 - 2005). (2008)
DIAZ-GUARDAMINO, M. e MORÁN, Elena (2008). Entre muralhas e templos. A intervenção arqueológica no Largo de Santa Maria da Graça. Lagos (2004 2005).
Fortalezas marítimas en el occidente del Algarve, Portugal: reutilización, puesta en valor y difusión. Poliorcética: Fortificación y Patrimonio (2005)
PARREIRA, Rui (2005) - Fortalezas marítimas en el occidente del Algarve, Portugal: reutilización, puesta en valor y difusión. In Poliorcética: Fortificación y Patrimonio.
História das fortificações marítimas da Praça de Guerra de Lagos. (1992)
CALLIXTO, C. P. (1992). História das fortificações marítimas da Praça de Guerra de Lagos.
Intervenção arqueológica no Largo de Santa Maria da Graça e sua envolvente (Centro histórico de Lagos): a igreja, o cemitério e a muralha junto à porta da Vila. Xelb, 6 (2006)
DIAZ-GUARDAMINO, M., MORÁN, Elena e FILIPE, Iola (2006) - Intervenção arqueológica no Largo de Santa Maria da Graça e sua envolvente (Centro histórico de Lagos): a igreja, o cemitério e a muralha junto à porta da Vila. In Xelb, 6.
Lagos Medieval (2006)
MARTINS, J.A.J. (2006). Lagos Medieval. 2ª ed., Lagos:Câmara Municipal de Lagos.
Lagos cidade: subsídios para uma monografia (1998)
CARDO, M. (1998). Lagos cidade: subsídios para uma monografia.
Lagos e o mar através dos tempos (2008)
COUTINHO, V. (2008). Lagos e o mar através dos tempos.
Lagos: a vila-a-dentro e o espaço urbano fortificado. Regionalização e Identidades locais. Preservação e reabilitação de centros históricos (1997)
MARTINS, J.A.J. (1997). Lagos: a vilaadentro e o espaço urbano fortificado. Regionalização e Identidades locais. Preservação e reabilitação de centros históricos.
Location
37.098657598, -8.675411702