
Menir de São Bartolomeu do Mar
Description
O monumento implanta-se aproximadamente a 14m para sudoeste da igreja nova da freguesia de São Bartolomeu do Mar e a cerca de 750m para este da linha de costa, numa área de depósitos de praia antiga com cotas que oscilam entre os 15 e os 25m. A estátua-menir, localmente conhecida como "padrão" ou "pedrão", de acordo com a tradição oral teria sido erguida pelo mar, havendo a crença que, caso fosse tombado, o mar regressaria a esse local. O monólito elaborado em granito apresenta 2,10m de altura e morfologicamente exibe uma secção triangular (0,72m na base, 0,60m a meio e … O monumento implanta-se aproximadamente a 14m para sudoeste da igreja nova da freguesia de São Bartolomeu do Mar e a cerca de 750m para este da linha de costa, numa área de depósitos de praia antiga com cotas que oscilam entre os 15 e os 25m. A estátua-menir, localmente conhecida como "padrão" ou "pedrão", de acordo com a tradição oral teria sido erguida pelo mar, havendo a crença que, caso fosse tombado, o mar regressaria a esse local. O monólito elaborado em granito apresenta 2,10m de altura e morfologicamente exibe uma secção triangular (0,72m na base, 0,60m a meio e 0,40m no cimo), sendo mais espesso na base e apresentando um estrangulamento no topo que parece evidenciar a zona da cabeça. A estátua-menir apresenta três faces, a principal, virada a sul, de contorno antropomórfico devido ao estreitamento da parte superior. Encontra-se decorada na área central com oito covinhas que formam duas linhas paralelas, agrupadas duas a duas. Apresenta ainda três covinhas do lado esquerdo e uma quarta do lado direito, alinhada simetricamente com a central do lado esquerdo. A face Noroeste apresenta cinco covinhas e a face Nordeste duas, totalizando 19 fossetes em todo o monumento. Ao nível tipológico Vitor Oliveira Jorge, Martinho Baptista e António Bacelar Gonçalves levantam a hipótese de se tratar de um monumento de transição, atendendo ao antropomorfismo apresentado, entre menir e estátua-menir e Lara Bacelar integra-o na categoria de estátua-menir, cronologicamente enquadrável na Idade do Bronze. Apesar de ser conhecido pela população local desde tempos imemoriais, o monumento foi arqueologicamente identificado em 1980, por Nuno Costa Machado, tendo-se realizado uma deslocação ao local para confirmação do achado em 1984, efetuada por Vitor Oliveira Jorge, Martinho Baptista e António Bacelar Gonçalves, acompanhados pelo pré-historiador Charles-Tanguy Le Roux. (atualizado por F. Bragança, 03/07/19).
Archaeological Findings
-
Depositaries
-
Classification
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Conservation Status
-
References
Intermitências: A Arte e a Idade do Bronze no Ocidente Peninsular. A Idade do Bronze em Portugal: os dados e os problemas (2014)
ALVES, Lara Bacelar (2014) - Intermitências: A Arte e a Idade do Bronze no Ocidente Peninsular. In A Idade do Bronze em Portugal: os dados e os problemas. Tomar: pp. 1550.
Menir de S. Bartolomeu do Mar (Esposende). Boletim Cultural da Câmara Municipal de Esposende (1986)
BATISTA, António Martinho, JORGE, Vítor Oliveira e GONÇALVES, António Alberto Huet de Bacelar (1986) - Menir de S. Bartolomeu do Mar (Esposende). In Boletim Cultural da Câmara Municipal de Esposende. Esposende. 910, p. 1321.
Location
41.573562, -8.791014