
Anta 1 do Azinhalinho
Description
A Anta 1 do Azinhalinho foi escavada e desenhada por Manuel Heleno. Todavia foi um monumento sumariamente descrito (em Martinho (2009, p. 46), é dito que ¿quando os monumentos não tinham um espólio o investigador não se alongava na sua descrição¿). O local e monumento indicado por Cristina Calais poderá ter correspondência com o esse monumento. Neste caso, como se observa na planta e na actualidade, trata-se de um monumento muito destruido e pouco percpetível ao observador em parte devido à grande qantidade de pedras soltas que se encontram próximas. Do monumento original apenas se encontram dois esteis in situ. … A Anta 1 do Azinhalinho foi escavada e desenhada por Manuel Heleno. Todavia foi um monumento sumariamente descrito (em Martinho (2009, p. 46), é dito que ¿quando os monumentos não tinham um espólio o investigador não se alongava na sua descrição¿). O local e monumento indicado por Cristina Calais poderá ter correspondência com o esse monumento. Neste caso, como se observa na planta e na actualidade, trata-se de um monumento muito destruido e pouco percpetível ao observador em parte devido à grande qantidade de pedras soltas que se encontram próximas. Do monumento original apenas se encontram dois esteis in situ. Apesar dessa destruição evidente é ainda possivel perceber o contorno do tumulus. A Anta 1 do Azinhalinho foi incorretamente localizada por Rocha (2004) e foi, com igual localização, publicada por Martinho (2009). Efetivamente, segundo Cristina Calais, a Anta 1 do Azinhalinho não corresponde à zona da Guarita ou do Outeiro Alto, tendo sido inicialmente e erroneamente associado à Anta 1 do Mouchão das Azinheiras.
Archaeological Findings
Quatro instrumentos de pedra polida, um percutor, duas lâminas fragmentadas e uma lamela em sílex, seis geométricos do mesmo material e uma conta discóide em xisto.
Depositaries
Museu Nacional de Arqueologia
Classification
Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Conservation Status
-
References
Cadernos de Campo (Inéditos)
HELENO, Manuel (). Cadernos de Campo (Inéditos). MNA.
Origens do Megalitismo Funerário no Alentejo Central: A Contribuição de Manuel Heleno (2005)
ROCHA, Leonor Maria Pereira (2005). Origens do Megalitismo Funerário no Alentejo Central: A Contribuição de Manuel Heleno. Tese de doutoramento apresentada à FLUL em 2005.
Roteiro Megalítico de Coruche (2009)
MARTINHO, Carla (2009). Roteiro Megalítico de Coruche. Coruche, 2009.
Location
38.8163334220012, -8.18230616955426