
Mértola - Mesquita / Igreja Matriz
Description
A mesquita almóada de Mértola, actual igreja matriz (Nossa Senhora da Anunciação) localiza-se numa plataforma elevada, a oriente do bairro da alcáçova. A construção da mesquita enquadra-se na segunda metade do século XII, sobrepondo-se a um anterior edifício de culto paleocristão (século VI / VII d. C), do qual reaproveita alguns elementos arquitectónicos. Após a conquista cristã (1238) esta mesquita foi cristianizada pela ordem de Santiago, transformando-se este edifício numa igreja. No século XVI registam-se remodelações profundas nesta igreja, que procuram olvidar muitos dos seus elementos estruturais anteriores, mas não conseguindo apagar as suas características exóticas. A mesquita é um … A mesquita almóada de Mértola, actual igreja matriz (Nossa Senhora da Anunciação) localiza-se numa plataforma elevada, a oriente do bairro da alcáçova. A construção da mesquita enquadra-se na segunda metade do século XII, sobrepondo-se a um anterior edifício de culto paleocristão (século VI / VII d. C), do qual reaproveita alguns elementos arquitectónicos. Após a conquista cristã (1238) esta mesquita foi cristianizada pela ordem de Santiago, transformando-se este edifício numa igreja. No século XVI registam-se remodelações profundas nesta igreja, que procuram olvidar muitos dos seus elementos estruturais anteriores, mas não conseguindo apagar as suas características exóticas. A mesquita é um edifício de alvenaria, de média dimensão, de morfologia quadrangular, com uma estrutura em T, em que a nave central e a da quibla eram mais largas, seguindo os modelos arquitectónicos norte-africanos. No exterior, identifica-se o alminar - minarete (actual torre sineira), de planta quadrada e cerca de 15 m de altura e o pátio, que se localizaria a nordeste. No interior, na parede sudeste, ainda se conserva o mihrab (nicho de oração de planta retangular e forma de abside) com decoração em gesso (três arcos cegos polilobados, rematados por pequeno ressalto e emoldurados por dois cordões do infinito). A transformação da mesquita em igreja manteve a sua planimetria, correspondendo a um amplo salão, com cinco naves, construção do altar-mor na parede em que se encontrava o mihrab, após a sua ocultação com reboco. As remodelações do século XVI alteraram a cobertura da igreja (tecto de madeira policromada para tecto de duas águas), a porta principal (características renascentistas) e a decoração interior, que seguiu o estilo manuelino. Os diversos trabalhos arqueológicos realizados pelo Campo Arqueológico de Mértola (2003 - 2006) permitiram a melhor caracterização das estruturas arquitectónicas, principalmente das fases anteriores ao século XII, bem como a definição da topografia deste espaço em época medieval e a identificação de uma pequena necrópole da Baixa Idade Média (1238 - 1482) com uma ocupação densa e estruturada, sob a sacristia. (atualizado por C. Costeira, 18/02/19).
Archaeological Findings
Período Romano / Antiguidade Tardia: cerâmica campaniense, terra sigillata sudgálica, hispânica, clara e paleocristã. Período Medieval Islâmico: cerâmica decorada com melados e manganês, verde e manganês (omíada), corda seca total, vidrado verde, talha estampilhada (almóada). Baixa Idade Média - século XVI: cerâmica vermelha de paredes finas, loiça vidrada em branco, fragmentos de azulejo. Pedras de jogo, elementos arquitectónicos e metais (pregos, alfinetes, brincos, fachaduras, dobradiças, argolas, entre outros) e numismas.
Depositaries
-
Classification
ZEP - Zona Especial de Protecção
Conservation Status
-
References
A Mesquita de Mértola e o Segredo dos Ossos:análise antropológica de 16 indivíduos da Baixa Idade Média (2011)
SILVA, Ricardo Freire da (2011). A Mesquita de Mértola e o Segredo dos Ossos:análise antropológica de 16 indivíduos da Baixa Idade Média. Dissertação apresentada à Universidade de Coimbra para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Evolução e Biologias Humanas. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/31485/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20DE%20MESTRADO%20%28MEBH%29%20%20FCTUC%20%20RICARDO%20FREIRE%20DA%20SILVA%20 %202011.pdf.
A cidade paleocristã de Mirtylis. 4ª Reunião de Arqueologia Cristã Hispânica (1995)
TORRES, Cláudio (1995) - A cidade paleocristã de Mirtylis. In 4ª Reunião de Arqueologia Cristã Hispânica. Barcelona: Institut d'Estudis Catalans, (Monografies de la Secció HistòricoArqueològica, 4), p. 263266.
A igreja matriz de Mértola. Mértola - Mesquita / Igreja matriz (2002)
BARROS, Maria de Fátima Rombouts de e BOIÇA, Joaquim (2002) - A igreja matriz de Mértola. In Mértola Mesquita / Igreja matriz.
Aspectos da arqueologia em Myrtilis. Arquivo de Beja (1956)
ALVES, Luís Fernando Delgado (1956) - Aspectos da arqueologia em Myrtilis. In Arquivo de Beja. Beja. 13:14, p. 21104.
Carta Arqueológica do concelho de Mértola (2012)
TORRES, Cláudio, REGO, Miguel Luís Vieira, REIMÃO, Miguel, PALMA, Maria de Fátima, MACIAS, Santiago, LOPES, Virgílio e GÓMEZ MARTÍNEZ, Susana (2012). Carta Arqueológica do concelho de Mértola.
Igreja Matriz de Mértola. Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (1953)
(1953) - Igreja Matriz de Mértola. In Boletim da DirecçãoGeral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Intervenção arqueológica na Mesquita - Igreja Matriz de Mértola. Mesquita - Igreja de Mértola (2011)
GÓMEZ MARTÍNEZ, Susana (2011) - Intervenção arqueológica na Mesquita Igreja Matriz de Mértola. In Mesquita Igreja de Mértola. Ed. Campo Arqueológico de Mértola.
Intervenção arqueológica na Mesquita - Igreja Matriz de Mértola. Mértola Arqueológica 2003-2008. Cadernos de Mértola/Mértola Vila Museu (2008)
GÓMEZ MARTÍNEZ, Susana (2008) - Intervenção arqueológica na Mesquita Igreja Matriz de Mértola. In Mértola Arqueológica 20032008. Cadernos de Mértola/Mértola Vila Museu. Ed. Câmara Municipal de Mértola.
La Mezquita de Mértola, Portugal. Transformaciones de un espacio sagrado. Mezquitas de Toledo, a la luz de los nuevos descubrimientos (2010)
GÓMEZ MARTÍNEZ, Susana (2010) - La Mezquita de Mértola, Portugal. Transformaciones de un espacio sagrado. In Mezquitas de Toledo, a la luz de los nuevos descubrimientos. Ed. Consorcio de la ciudad de Toledo.
La mezquita de Mértola. Cuadernos de la Alhambra (1973)
EWERT, Christian (1973) - La mezquita de Mértola. In Cuadernos de la Alhambra.
Mesquita. Igreja Matriz. Museu de Mértola Catálogo Geral (2014)
TORRES, Cláudio, MACIAS, Santiago, BOIÇA, Joaquim Manuel Ferreira, BARROS, Maria de Fátima Rombouts de e GÓMEZ MARTÍNEZ, Susana (2014) - Mesquita. Igreja Matriz. In Museu de Mértola Catálogo Geral.
Mértola O último porto do Mediterrâneo (2005)
MACIAS, Santiago (2005). Mértola O último porto do Mediterrâneo.
Notícia Preliminar da Intervenção Arqueológica na Mesquita/ Igreja Matriz de Mértola. Al-madan (2005)
GÓMEZ MARTÍNEZ, Susana (2005) - Notícia Preliminar da Intervenção Arqueológica na Mesquita/ Igreja Matriz de Mértola. In Almadan. Almada. 2ª série: 13, p. 145146.
Location
37.6384212790872, -7.66358990903371