
Barragem Romana da Fonte Coberta
Description
O sítio da Fonte Coberta localiza-se num pequeno afluente na margem direita da ribeira de Bensafrim, junto ao limite noroeste do aglomerado urbano de Lagos. Este sítio corresponde a uma barragem construída em época romana, tendo sido identificado por Estácio da Veiga no final do século XIX. Esta estrutura hidráulica apresenta uma planta retilínea de secção transversal retangular, com orientação nordeste /sudoeste, sendo construída por camadas de blocos de pedras ligados por argamassa de cal e areia (opus caementicium). Em termos funcionais, a barragem romana da Fonte Coberta poderia relacionar-se com o abastecimento de água à cidade romana de Lacobriga … O sítio da Fonte Coberta localiza-se num pequeno afluente na margem direita da ribeira de Bensafrim, junto ao limite noroeste do aglomerado urbano de Lagos. Este sítio corresponde a uma barragem construída em época romana, tendo sido identificado por Estácio da Veiga no final do século XIX. Esta estrutura hidráulica apresenta uma planta retilínea de secção transversal retangular, com orientação nordeste /sudoeste, sendo construída por camadas de blocos de pedras ligados por argamassa de cal e areia (opus caementicium). Em termos funcionais, a barragem romana da Fonte Coberta poderia relacionar-se com o abastecimento de água à cidade romana de Lacobriga (sítio arqueológico de Monte Molião - CNS 11870) ) ou com a irrigação de campos agrícolas. (actualizado por C. Costeira, 06/06/2018).
Archaeological Findings
-
Depositaries
-
Classification
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Conservation Status
-
References
A xestión da auga na paisaxe romana no occidente peninsular (2008)
FORTES, Mário L.S. (2008). A xestión da auga na paisaxe romana no occidente peninsular. Dissertação de Douturamento apresentada à Universidad de Santiago de Compostela.
Antiguidades monumentais do Algarve. O Arqueólogo Português (1910)
VEIGA, Sebastião Filipe Martins Estácio da (1910) - Antiguidades monumentais do Algarve. In O Arqueólogo Português. Lisboa. 1ª série:15, p. 614; p. 107119.
Aproveitamentos Hidráulicos Romanos a Sul do Tejo. Contribuição para a sua inventariação e caracterização (1986)
QUINTELA, António de Carvalho, CARDOSO, João Luis Serrão da C. e MASCARENHAS, José Manuel (1986). Aproveitamentos Hidráulicos Romanos a Sul do Tejo. Contribuição para a sua inventariação e caracterização. Lisboa.
Location
37.110335, -8.690427