
Anta 1 da Aldeia de Bertiandos
Description
A Anta 1 da Aldeia de Bertiandos localiza-se no topo de uma elevação proeminente, próximo da Barragem de João Maçarico, a pouca distância das Anta 2 (CNS 2858) e 3 (CNS 2859) da Aldeia de Bertiandos. Este monumento megalítico, intervencionada por Manuel Heleno na década de 30 do século XX, é constituído por uma câmara de planta poligonal (com cerca de 2,90 m de diâmetro), formada por sete esteios bem aparelhados e afeiçoados, e por um corredor longo (com cerca de 3,70 m de comprimento máximo), orientado a nascente. A laje de cobertura apresenta um conjunto de covinhas e encontra-se … A Anta 1 da Aldeia de Bertiandos localiza-se no topo de uma elevação proeminente, próximo da Barragem de João Maçarico, a pouca distância das Anta 2 (CNS 2858) e 3 (CNS 2859) da Aldeia de Bertiandos. Este monumento megalítico, intervencionada por Manuel Heleno na década de 30 do século XX, é constituído por uma câmara de planta poligonal (com cerca de 2,90 m de diâmetro), formada por sete esteios bem aparelhados e afeiçoados, e por um corredor longo (com cerca de 3,70 m de comprimento máximo), orientado a nascente. A laje de cobertura apresenta um conjunto de covinhas e encontra-se tombada sobre o corredor. No exterior identificam-se vestígios de uma imponente mamoa. Manuel Heleno refere a existência de dois nichos, localizados na câmara e no corredor. No interior da câmara foram encontrados vários indivíduos inumados, com os crânios orientados para Este. Identificou-se também um vasto e diversificado espólio, composto por artefactos líticos lascados (seis lâminas de sílex, seis núcleos e 70 pontas de seta em sílex e xisto silicioso), 16 machados de pedra polida, nove enxós, nove vasos inteiros e inúmeros fragmentos de recipientes de cerâmica, contas discóides de xisto, um pendente de variscite e uma placa de xisto gravada. As características arquitectónicas e artefactuais desta anta permitem enquadrá-la cronologicamente no Neolítico Final / Calcolítico (3500 - 2000 a. C.). Relocalizada por L. Rocha (2002, relat. 2004) e C. Martinho (2009).
Archaeological Findings
Espólio vasto e diversificado, composto por artefactos líticos lascados (seis lâminas de sílex, seis núcleos e 70 pontas de seta em sílex e xisto silicioso), 16 machados de pedra polida, nove enxós, nove vasos inteiros e inúmeros fragmentos de recipientes de cerâmica, contas discóides de xisto, um pendente de variscite e uma placa de xisto gravada.
Depositaries
Museu Nacional de Arqueologia
Classification
Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Conservation Status
-
References
Cadernos de Campo (Inéditos)
HELENO, Manuel (). Cadernos de Campo (Inéditos). MNA.
Origens do Megalitismo Funerário no Alentejo Central: A Contribuição de Manuel Heleno (2005)
ROCHA, Leonor Maria Pereira (2005). Origens do Megalitismo Funerário no Alentejo Central: A Contribuição de Manuel Heleno. Tese de doutoramento apresentada à FLUL em 2005.
Roteiro Megalítico de Coruche (2009)
MARTINHO, Carla (2009). Roteiro Megalítico de Coruche. Coruche, 2009.
Location
38.7765462209167, -8.14784467776598