
Anta 2 da Aldeia de Bertiandos
Description
A Anta 2 da Aldeia de Bertiandos localiza-se muito próximo da Barragem de João Maçarico, em terrenos alagadiços, a pouca distância das Anta 1 (CNS 2857) e 3 (CNS 2859) da Aldeia de Bertiandos. Este monumento megalítico, intervencionada por Manuel Heleno na década de 30 do século XX, era constituído por uma câmara de planta circular (com cerca de 2,95 m de diâmetro), formada por sete esteios de grandes dimensões, três dos quais estavam fragmentados e os restantes encontravam-se muito inclinados. A laje de cobertura estava caída na parte posterior do monumento, tendo um conjunto de 26 covinhas gravadas. Apesar … A Anta 2 da Aldeia de Bertiandos localiza-se muito próximo da Barragem de João Maçarico, em terrenos alagadiços, a pouca distância das Anta 1 (CNS 2857) e 3 (CNS 2859) da Aldeia de Bertiandos. Este monumento megalítico, intervencionada por Manuel Heleno na década de 30 do século XX, era constituído por uma câmara de planta circular (com cerca de 2,95 m de diâmetro), formada por sete esteios de grandes dimensões, três dos quais estavam fragmentados e os restantes encontravam-se muito inclinados. A laje de cobertura estava caída na parte posterior do monumento, tendo um conjunto de 26 covinhas gravadas. Apesar de não se identificarem vestígios do corredor, este deveria ter existido e orientava-se a Nascente. Actualmente, esta anta encontra-se muito afectada pela represa, estando os esteios deslocados da sua posição original e não sendo possível observar a sua planta. No interior do monumento identificou-se um vasto e diversificado espólio, composto por artefactos líticos lascados (seis geométricos, uma ponta de seta), dois machados, uma enxó de pedra polida e uma conta de variscite. Não se identificaram vestígios de recipientes em cerâmica. As características arquitectónicas e artefactuais desta anta permitem enquadrá-la cronologicamente no Neolítico Final / Calcolítico (3500 - 2000 a. C.). Relocalizada por L. Rocha (2002, relat. 2004) - que refere o monumento como muito destruído - e C. Martinho (2009).
Archaeological Findings
O espólio desta anta é constituído exclusivamente por materiais líticos, nomeadamente seis geométricos, uma ponta de seta, uma conta de variscite, dois machados e uma enxó.
Depositaries
Museu Nacional de Arqueologia
Classification
Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Conservation Status
-
References
Cadernos de Campo (Inéditos)
HELENO, Manuel (). Cadernos de Campo (Inéditos). MNA.
Origens do Megalitismo Funerário no Alentejo Central: A Contribuição de Manuel Heleno (2005)
ROCHA, Leonor Maria Pereira (2005). Origens do Megalitismo Funerário no Alentejo Central: A Contribuição de Manuel Heleno. Tese de doutoramento apresentada à FLUL em 2005.
Roteiro Megalítico de Coruche (2009)
MARTINHO, Carla (2009). Roteiro Megalítico de Coruche. Coruche, 2009.
Location
38.77829, -8.14609