
Castelo de Vide - Sinagoga
Description
A Sinagoga Medieval de Castelo de Vide (século XIV - XV) corresponde a um edifício monovolumétrico, localizado na confluência das ruas da Judiaria e da Fonte, com dois pisos, com cerca de sete compartimentos. Num dos compartimentos do piso superior identificaram-se vestígios do tabernáculo (cavidades numa das paredes, associadas aos rituais religiosos), ou seja, da sala onde se reunião os homens da comunidade judaica para a celebração religiosa, bem como uma pequena concavidade na ombreira direita de uma das portas (Mezuzah). Para além destes indícios, as escavações arqueológicas realizadas no interior deste edifício permitiram identificar vários silos, com materiais (alguns … A Sinagoga Medieval de Castelo de Vide (século XIV - XV) corresponde a um edifício monovolumétrico, localizado na confluência das ruas da Judiaria e da Fonte, com dois pisos, com cerca de sete compartimentos. Num dos compartimentos do piso superior identificaram-se vestígios do tabernáculo (cavidades numa das paredes, associadas aos rituais religiosos), ou seja, da sala onde se reunião os homens da comunidade judaica para a celebração religiosa, bem como uma pequena concavidade na ombreira direita de uma das portas (Mezuzah). Para além destes indícios, as escavações arqueológicas realizadas no interior deste edifício permitiram identificar vários silos, com materiais (alguns dos quais religiosos), que apontam para um período de abandono, seguido de profundas remodelações do espaço, em torno do século XVI, coincidindo com a expulsão dos judeus de Portugal e o fim da sua liberdade de culto. No século XVIII este edifício sofreu remodelações e foi utilizado com residência. (atualizado por C. Costeira, 18/02/19).
Archaeological Findings
Cerâmica, metais do século XVI ao XVII- Moedas referentes a D. João III e D. Sebastião.
Depositaries
Câmara Municipal de Castelo de Vide e Universidade de Évora
Classification
-
Conservation Status
-
References
A judiaria e a sinagoga de Castelo de Vide. IBN MARUÁN (1993)
BALESTEROS, Carmen e OLIVEIRA, Jorge de (1993) - A judiaria e a sinagoga de Castelo de Vide. In IBN MARUÁN. Marvão. 3, p. 123152.
Castelo de Vide: subsídios para o estudo da Arqueologia Medieval (1979)
TRINDADE, Diamantino Sanches (1979). Castelo de Vide: subsídios para o estudo da Arqueologia Medieval. Portalegre: Assembleia Distrital de Portalegre.
Uma janela sobre Castelo de Vide. Projecto Museológico. Castelo de Vide. Das escavações arqueológicas à memória de um lugar. Arqueologia do norte alentejano (2011)
ABAFA, Carlos (2011) - Uma janela sobre Castelo de Vide. Projecto Museológico. Castelo de Vide. Das escavações arqueológicas à memória de um lugar. In Arqueologia do norte alentejano. Comunicações das 3ªs Jornadas, Lisboa, Edições Colibri/C. M. Fronteira, 2011. BA: Cong/0199.
Location
39.417708, -7.45704