
Lavajo I / Afonso Vicente
Description
O monumento megalítico Lavajo I encontra-se implantado no topo de uma colina, a 155 m de altitude, entre o Vale do Lavajo e o Barranco do Lavajo, aproximadamente 1,5 km a nordeste da povoação de Afonso Vicente, na freguesia de Alcoutim. Este monumento megalítico corresponde a um alinhamento de três menires em grauvaque, de dimensões diversificadas e múltiplas decorações. Atualmente encontram-se dois menires no local original, um dos quais de morfologia fálica, com cerca de 3,14 m de comprimento e outro fragmentado em três blocos de formato estelar, o terceiro menir, muito fragmentado, é visitável no núcleo arqueológico de Alcoutim. … O monumento megalítico Lavajo I encontra-se implantado no topo de uma colina, a 155 m de altitude, entre o Vale do Lavajo e o Barranco do Lavajo, aproximadamente 1,5 km a nordeste da povoação de Afonso Vicente, na freguesia de Alcoutim. Este monumento megalítico corresponde a um alinhamento de três menires em grauvaque, de dimensões diversificadas e múltiplas decorações. Atualmente encontram-se dois menires no local original, um dos quais de morfologia fálica, com cerca de 3,14 m de comprimento e outro fragmentado em três blocos de formato estelar, o terceiro menir, muito fragmentado, é visitável no núcleo arqueológico de Alcoutim. A decoração destes menires adequa-se à sua morfologia, sendo composta por diversos motivos, nomeadamente sulcos verticais, "covinhas", formas geométricas circulares ou semi-circulares (ferraduras) e antropomórficos. O núcleo de menires de Lavajo I relaciona-se com um conjunto de quatro menires de menores dimensões, não decorados, localizado do outro lado de um pequeno vale, a cerca de 250 m (Lavajo II). Os artefactos arqueológicos recolhidos durante os trabalhos de escavação e as características decorativas dos menires permitem enquadrá-los cronologicamente entre o Neolítico final e o Calcolítico inicial (3500 - 2800 a. C.). Este alinhamento de menires, de características singulares, corresponde a um dos raros monumentos megalíticos não funerários identificado no Sotavento Algarvio. (actualizado por C. Costeira, 29/03/18).
Archaeological Findings
Enxó de pedra polida (grauvaque), recolhida nos entulhos retirados da abertura da nova fossa de implantação do memir; fragmento de cerâmica manual, encontrado in situ no interior do alvéolo; fragmento de menir decorado com círculo em baixo relevo e superfície picotada.
Depositaries
-
Classification
-
Conservation Status
Regular
References
Carta Arqueológica de Portugal: concelhos de Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel (1992)
ARAÚJO, Ana Cristina Reis da Silva, FARIA, António José Marques de, MOINHOS, Maria José Nunes Espinheira, ANTUNES, Maria de Fátima, NUNO, Carlos Simões, LOURENÇO, Fernando Severino e PEREIRA, João Paulo de Melo Esteves (1992). Carta Arqueológica de Portugal: concelhos de Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, vol. 1, p. 304.
Dez Anos de Trabalhos Arqueológicos em Alcoutim - Do Neolítico ao Romano. Dez Anos de Trabalhos Arqueológicos em Alcoutim - Do Neolítico ao Romano (2011)
CARDOSO, J.L. e GRADIM, Alexandra (2011) - Dez Anos de Trabalhos Arqueológicos em Alcoutim Do Neolítico ao Romano. In Dez Anos de Trabalhos Arqueológicos em Alcoutim Do Neolítico ao Romano.
Guia do núcleo museológico de arqueologia. Guia do núcleo museológico de arqueologia (2011)
GRADIM, Alexandra (2011) - Guia do núcleo museológico de arqueologia. In Guia do núcleo museológico de arqueologia.
Menires do Alto Algarve oriental: Lavajo I e Lavajo II (Alcoutim). Revista Portuguesa de Arqueologia (2002)
CARDOSO, João Luís, CANINAS, João Carlos, GRADIM, Alexandra e JOAQUIM, A. do Nascimento (2002) - Menires do Alto Algarve oriental: Lavajo I e Lavajo II (Alcoutim). In Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia. 5:2, p. 99133.
O Algarve oriental durante a ocupação islâmica - povoamento rural e recintos fortificados. Al-Ulyã (1997)
CATARINO, Helena (1997) - O Algarve oriental durante a ocupação islâmica povoamento rural e recintos fortificados. In AlUlyã. Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 6, 3 Vols.
Os Menires do Lavajo Afonso Vicente, Alcoutim. Os Menires do Lavajo Afonso Vicente, Alcoutim (2003)
CARDOSO, J.L., CANINAS, J.C. e GRADIM, Alexandra (2003) - Os Menires do Lavajo Afonso Vicente, Alcoutim. In Os Menires do Lavajo Afonso Vicente, Alcoutim.
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
RAPOSO, Jorge (2001) - Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. In Almadan. Almada. 2ª série: 10, p. 100157. BA: 0006a.
Testemunhos megalíticos de Afonso Vicente (Alcoutim). Notícia preliminar. Al-madan (1992)
GOMES, Mário Varela, CARDOSO, João Luis Serrão da C. e JOAQUIM, A. do N. (1992) - Testemunhos megalíticos de Afonso Vicente (Alcoutim). Notícia preliminar. In Almadan. Almada. 2ª Série: 1, p. 9293.
Location
37.50143413, -7.535034552