
Castelo de Loulé
Description
Loulé localiza-se na vertente sul de uma colina, a cerca de 12 km do mar, sensivelmente a meio do território algarvio. Esta posição dotava-o de um bom domínio visual sobre o território, permitindo-lhe controlar a transitabilidade no território envolvente. A cidade de Loulé (Al-Ulyà) é fundada durante os séculos XI - XII, no final do período islâmico, aglutinando os núcleos de povoamento que se dispersavam por este território. A muralha de Loulé apresentava uma morfologia trapezoidal irregular, delimitando uma área de cerca de 5 há, com muralhas e torres de planta quadrangular, construídas em taipa e fundações de pedra calcária, … Loulé localiza-se na vertente sul de uma colina, a cerca de 12 km do mar, sensivelmente a meio do território algarvio. Esta posição dotava-o de um bom domínio visual sobre o território, permitindo-lhe controlar a transitabilidade no território envolvente. A cidade de Loulé (Al-Ulyà) é fundada durante os séculos XI - XII, no final do período islâmico, aglutinando os núcleos de povoamento que se dispersavam por este território. A muralha de Loulé apresentava uma morfologia trapezoidal irregular, delimitando uma área de cerca de 5 há, com muralhas e torres de planta quadrangular, construídas em taipa e fundações de pedra calcária, bem adaptadas à topografia do terreno. Atualmente são visíveis vários troços das muralhas e seis torres, duas das quais albarrãs (rua das Bicas, rua Duarte Pacheco, ou rua do Município). Algumas destas estruturas encontram-se incorporadas ou adossadas a construções mais recentes. A principal entrada da cidade localizava-se a sul (Porta de faro), junto à qual se erguia a mesquita e posteriormente a Igreja Matriz de Loulé (a planta do edifício, a orientação e as características da torre sineira colocam a hipótese desta reutilização estruturas religiosas). A alcáçova islâmica / castelo cristão, após a conquista da cidade no século XIII, situava-se no canto noroeste do espaço amuralhado. Esta estrutura apresenta vestígios da ocupação islâmica no seu interior e níveis de destruição (incêndios) associados à conquista cristã da cidade. No final do século XIV e inícios do século XV efetuaram-se reparações e remodelações nas muralhas e castelo, associados ao crescimento dos espaços habitacionais extramuros. A partir do século XVII, as muralhas e torres perderam as suas funções defensivas, sendo integradas em edifícios religiosos e residenciais, e ocorrendo mesmo a demolição de alguns troços. Os trabalhos arqueológicos, que permitiram ampliar o conhecimento sobre o traçado amuralhado e o urbanismo medieval, realizaram-se no âmbito das transformações urbanas de Loulé no final do século XX e inícios do século XXI. (actualizado por C. Costeira, 14/08/2018).
Archaeological Findings
-
Depositaries
Museu Municipal de Arqueologia de Loulé e Museu Nacional de Arqueologia
Classification
ZEP - Zona Especial de Protecção
Conservation Status
-
References
A percepção do espaço numa corografia seiscentista do Reino do Algarve. Revista da Faculdade de Letras (1986)
GARCIA, J. C. (1986) - A percepção do espaço numa corografia seiscentista do Reino do Algarve. In Revista da Faculdade de Letras. Lisboa. 6, 5ª série, p. 99117.
Al Ulyà, a cidade islâmica. Loulé: territórios, memórias e identidades. (2017)
LUZIA, Isabel e PIRES, Alexandra (2017) - Al Ulyà, a cidade islâmica. In Loulé: territórios, memórias e identidades.
Algarve (Portugal): description géographique et géologique de cette province (1850)
BONNET, Charles (1850). Algarve (Portugal): description géographique et géologique de cette province. Lisboa: Academia Real das Ciências de Lisboa, vol.8, p. 186.
Algarve - Castelos, Cercas e Fortalezas (2008)
MAGALHÃES, Natércia (2008). Algarve Castelos, Cercas e Fortalezas. Faro: Letras Várias.
Arqueologia do Concelho de Loulé (1988)
MARTINS, Isilda Maria Pires (1988). Arqueologia do Concelho de Loulé. Loulé: Câmara Municipal de Loulé, p. 219.
Arqueologia do período islâmico em Portugal: breve perspectiva. O Arqueólogo Português (1997)
CATARINO, Helena (1997) - Arqueologia do período islâmico em Portugal: breve perspectiva. In O Arqueólogo Português.
Carta Arqueológica de Portugal: concelhos de Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel (1992)
ARAÚJO, Ana Cristina Reis da Silva, FARIA, António José Marques de, MOINHOS, Maria José Nunes Espinheira, ANTUNES, Maria de Fátima, NUNO, Carlos Simões, LOURENÇO, Fernando Severino e PEREIRA, João Paulo de Melo Esteves (1992). Carta Arqueológica de Portugal: concelhos de Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, vol. 1, p. 304.
Castelos de Portugal (1960)
CRUZ, M. F. (1960). Castelos de Portugal. Lisboa: Editorial Publicações Turisticas, vol. 2, p. 31.
Castelos muçulmanos do Algarve, Noventa séculos entre a serra e o mar. (1997)
CATARINO, Helena (1997) - Castelos muçulmanos do Algarve, Noventa séculos entre a serra e o mar.
Considerações sobre testemunhos e técnicas arquitectónicas do período muçulmano em monumentos militares portugueses. Livro do Iº Congresso sobre Monumentos Militares Portugueses (1982)
CORREIA, Fernando M. R. Branco (1982) - Considerações sobre testemunhos e técnicas arquitectónicas do período muçulmano em monumentos militares portugueses. In Livro do Iº Congresso sobre Monumentos Militares Portugueses. Lisboa: Associação Portuguesa para a Protecção e Desenvolvimento da Cultura, p. 8387.
Corografia ou memória económica, estatística e topográfica do reino do Algarve (1841)
LOPES, João Baptista da Silva (1841). Corografia ou memória económica, estatística e topográfica do reino do Algarve. Lisboa : Academia das Ciências, p. 512.
Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal (1712)
COSTA, António Carvalho da (1712). Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal. Lisboa: na Officina de Valentim da Costa Deslandes, vol. 3, p. 671.
Fortificações da serra algarvia, Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Fortificações da serra algarvia, Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo (1998)
CATARINO, Helena (1998) - Fortificações da serra algarvia, Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. In Fortificações da serra algarvia, Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo.
Levantamento Arqueológico-Bibliográfico do Algarve (1988)
GOMES, Mário Varela e GOMES, Rosa Varela (1988). Levantamento ArqueológicoBibliográfico do Algarve. Delegação Regional do Sul da Secretaria de Estado da Cultura, Faro, 1988.
Loulé:10 anos de arqueologia islâmica. Actas do 6.º Encontro de Arqueologia do Algarve. O Gharb no al- Andalus: sínteses e perspectivas de estudo. Homenagem a José Luís de Matos (Silves, 23, 24 e 25 de Outubro, 2008) (2009)
LUZIA, Isabel (2009) - Loulé:10 anos de arqueologia islâmica. In Actas do 6.º Encontro de Arqueologia do Algarve. O Gharb no al Andalus: sínteses e perspectivas de estudo. Homenagem a José Luís de Matos (Silves, 23, 24 e 25 de Outubro, 2008). [Xelb: revista de arqueologia, arte, etnologia e história, 9]. Silves: Câmara Municipal de Silves, Museu Municipal de Arqueologia, pp. 465476.
Monografia do concelho de Loulé (1905)
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde (1905). Monografia do concelho de Loulé. Porto: Typographia Universal de Figueirinhas & C.ª, p. 358.
Muralhas de Loulé. O Arqueólogo Português (1971)
MARTINS, Isilda Maria Pires e MATOS, José Luís Martins de (1971) - Muralhas de Loulé. In O Arqueólogo Português. Lisboa. 3ª série: 5, p. 227247.
O Algarve Islâmico. Roteiro por Faro, Loulé, Silves e Tavira. Acção Piloto de Cooperação Portugal-Espanha-Marrocos (2002)
CATARINO, Helena (2002) - O Algarve Islâmico. Roteiro por Faro, Loulé, Silves e Tavira. In Acção Piloto de Cooperação PortugalEspanhaMarrocos.
O Algarve oriental durante a ocupação islâmica - povoamento rural e recintos fortificados. Al-Ulyã (1997)
CATARINO, Helena (1997) - O Algarve oriental durante a ocupação islâmica povoamento rural e recintos fortificados. In AlUlyã. Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 6, 3 Vols.
O Castelo de Salir: Escavações da campanha de 1998. Al-Ulyã (1999)
CATARINO, Helena (1999) - O Castelo de Salir: Escavações da campanha de 1998. In AlUlyã. Loulé. 7, p. 77128.
O Espólio Cerâmico da Cerca do Convento. Al-Ulyã (1996)
LUZIA, Maria Isabel Correia (1996) - O Espólio Cerâmico da Cerca do Convento. In AlUlyã. Loulé. 5, p. 5174.
O atual território de Loulé no período islâmico. Loulé: territórios, memórias e identidades. (2017)
CATARINO, Helena (2017) - O atual território de Loulé no período islâmico. In Loulé: territórios, memórias e identidades.
O castelo de Loulé (1984)
MARTINS, Isilda Maria Pires (1984). O castelo de Loulé. Loulé: Câmara Municipal de Loulé.
O contributo da investigação arqueológica para o conhecimento do passado histórico da cidade de Loulé. Actas do 4º Encontro de Arqueologia Urbana (2003)
LUZIA, Maria Isabel Correia (2003) - O contributo da investigação arqueológica para o conhecimento do passado histórico da cidade de Loulé. In Actas do 4º Encontro de Arqueologia Urbana. Amadora: Museu Municipal de Arqueologia da Amadora. p. 219.
Paisagem e monumentos de Portugal (1940)
SANTOS, L. R. e QUEIRÓZ, C. (1940). Paisagem e monumentos de Portugal. Lisboa: Comissão Nacional dos Centenários, p. 81.
Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário (1993)
(1993). Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário. Lisboa: IPPAR, 3 Vols. BA: PI/Pat.
Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses. Ao Serviço do Império (1945)
ALMEIDA, João de (1945) - Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses. In Ao Serviço do Império. Lisboa: Edição de Autor, (Ao Serviço do Império, 10), Vol. 1, p. 191.
Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. Al-Madan (2016)
RAPOSO, Jorge (2016) - Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. In AlMadan.
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
RAPOSO, Jorge (2001) - Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. In Almadan. Almada. 2ª série: 10, p. 100157. BA: 0006a.
Testemunhos da ocupação islâmica em Al-'Ulyà: Estruturas e cerâmicas. Actas do 1º Encontro de Arqueologia do Algarve (Silves - 2001) (Xelb, 4) (2003)
LUZIA, Isabel (2003) - Testemunhos da ocupação islâmica em Al'Ulyà: Estruturas e cerâmicas. In Actas do 1º Encontro de Arqueologia do Algarve (Silves 2001) (Xelb, 4). [Xelb: revista de arqueologia, arte, etnologia e história, 4]. Silves: Câmara Municipal de Silves, Museu Municipal de Arqueologia, pp. 219234.
Location
37.1394372149375, -8.02397029549796