
Cromeleque do Monte das Fontaínhas Velhas / Fontaínhas 1
Description
O recinto das Fontainhas foi identificado pela equipa dos Serviços Geológicos de Portugal. A descoberta foi publicada em 1977, num artigo que mencionava a existência de seis menires, quatro dos quais in situ, um quinto monólito tombado e o sexto, o maior de todos e que se situava ao centro, partido junto à base e igualmente tombado. A campanha de escavações realizada em 2005 por Manuel Calado e Leonor Rocha, teve como objetivo avaliar o seu estado de conservação, recolher informação científica e proceder ao seu restauro. Um ano depois, todos os menires foram recolocados na sua posição original. Este … O recinto das Fontainhas foi identificado pela equipa dos Serviços Geológicos de Portugal. A descoberta foi publicada em 1977, num artigo que mencionava a existência de seis menires, quatro dos quais in situ, um quinto monólito tombado e o sexto, o maior de todos e que se situava ao centro, partido junto à base e igualmente tombado. A campanha de escavações realizada em 2005 por Manuel Calado e Leonor Rocha, teve como objetivo avaliar o seu estado de conservação, recolher informação científica e proceder ao seu restauro. Um ano depois, todos os menires foram recolocados na sua posição original. Este recinto faz parte de um pequeno conjunto de monumentos praticamente exclusivos do Alentejo Central, tanto pela sua raridade como pela sua antiguidade e encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990. O cromeleque das Fontaínhas encontra-se implantado na base de uma pequena elevação na margem esquerda da ribeira da Raia, a cerca de 5 km de Mora. Este recinto apresenta uma planta em ferradura, aberta a este, atualmente constituído por seis menires, talhados em granito, com morfologias ovoides alongadas, com cerca de 1, 10 - 1,90 m de comprimento, inclinados ou tombados com as bases enterradas nos alvéolos. O menir de maiores dimensões ocupa uma posição central. Um dos menires deste conjunto apresentava gravuras de um crescente e um báculo. Nas imediações deste recinto identificam-se dois menires isolados, in situ, afastados cerca de 20 m para norte e 5 m para oeste, respetivamente. Os trabalhos de 2005 permitiram recolher um espólio cronologicamente diversificado, constituído por artefactos de pedra lascada (lamelas, restos de talhe, lâmina de chert), elementos de mós manuais e fragmentos de recipientes cerâmicos, alguns dos quais decorados. As características arquitetónicas do recinto, as decorações dos menires e os materiais recolhidos, colocam a hipótese da sua construção e utilização se enquadrar no Neolítico Antigo / Médio, com eventuais reutilizações ao longo do Neolítico Final e de época romana.
Archaeological Findings
Artefactos de pedra lascada: lamelas, restos de talhe, lâmina de chert. Fragmentos de mós manuais. Fragmentos de recipientes cerâmicos manuais, com decorações incisas, impressas e aplicações plásticas.
Depositaries
-
Classification
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Conservation Status
Mau
References
Aspectos do megalitismo da área de Pavia, Mora (Portugal). Revista Portuguesa de Arqueologia (1999)
ROCHA, Leonor (1999) - Aspectos do megalitismo da área de Pavia, Mora (Portugal). In Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia. 2:1, p. 7194.
Menires de Portugal. Ethnos (1979)
VICENTE, Eduardo Prescott e MARTINS, Adolfo António da Silveira (1979) - Menires de Portugal. In Ethnos. Lisboa. 8, p. 107138. BA: 0302.
Menires do Alentejo Central - Génese e evolução da paisagem megalítica regional (2004)
CALADO, Manuel João Maio (2004). Menires do Alentejo Central Génese e evolução da paisagem megalítica regional.
Menires do Algarve. Actas del 15º Congreso Nacional de Arqueologia (1979)
MONTEIRO, Jorge Pinho e GOMES, Mário Varela (1979) - Menires do Algarve. In Actas del 15º Congreso Nacional de Arqueologia. Zaragoza: Secretaría General de los Congresos Arqueológicos Nacionales , p. 355374.
Neolitização e Megalitismo: o recinto megalítico das Fontainhas (Mora, Alentejo Central). Revista Portuguesa de Arqueologia (2007)
CALADO, Manuel, ROCHA, Leonor e ALVIM, Pedro (2007) - Neolitização e Megalitismo: o recinto megalítico das Fontainhas (Mora, Alentejo Central). In Revista Portuguesa de Arqueologia.
Nouvelles decouvertes de cromelechs et de menhirs au Portugal. Comunicações dos Serviços Geológicos de Portugal (1977)
ZBYSZEWSKI, Georges, FERREIRA, Octávio da Veiga, SOUSA, H. Reynolds de, NORTH, Christopher Thomas e LEITÃO, Manuel (1977) - Nouvelles decouvertes de cromelechs et de menhirs au Portugal. In Comunicações dos Serviços Geológicos de Portugal. Lisboa, 61, p. 6373. BA: 0250.
O Tempo das Pedras: Carta Arqueológica de Mora (2012)
CALADO, M., ROCHA, L. e ALVIM, Pedro (2012). O Tempo das Pedras: Carta Arqueológica de Mora.
Portugal Megalítico (2008)
PEREIRA, Paulo (2008). Portugal Megalítico.
Povoamento megalítico de Pavia. Contributo para o conhecimento do megalitismo regional (1996)
ROCHA, Leonor (1996). Povoamento megalítico de Pavia. Contributo para o conhecimento do megalitismo regional. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2 Vols.
Location
38.9310716862617, -8.1211009763848