
Anta de Pavia / Capela de São Dinis / São Dionísio
Description
Esta anta localiza-se no centro da vila de Pavia, tendo sido incorporada numa capela dedicada a S. Dinis ou S. Dionísio no século XVII, evidenciando a reutilização religiosa (cristianização) de um antigo espaço de culto. Do monumento megalítico original, que correspondia a uma anta de grandes dimensões com corredor e câmara de planta poligonal, com 4 m de diâmetro, identificam-se sete esteios com 3 m de altura e a laje de cobertura, que constituem a abside da pequena capela. Do corredor foram identificados restos dos alvéolos de implantação de alguns esteios, nas intervenções arqueológicas mais recentes. As características arquitetónicas desta … Esta anta localiza-se no centro da vila de Pavia, tendo sido incorporada numa capela dedicada a S. Dinis ou S. Dionísio no século XVII, evidenciando a reutilização religiosa (cristianização) de um antigo espaço de culto. Do monumento megalítico original, que correspondia a uma anta de grandes dimensões com corredor e câmara de planta poligonal, com 4 m de diâmetro, identificam-se sete esteios com 3 m de altura e a laje de cobertura, que constituem a abside da pequena capela. Do corredor foram identificados restos dos alvéolos de implantação de alguns esteios, nas intervenções arqueológicas mais recentes. As características arquitetónicas desta anta permitem enquadrá-la cronologicamente no Neolítico Final / Calcolítico. A capela do século XVII apresenta uma planta poligonal regular, com nave pouco profunda, articulada com o corredor, com pequeno campanário a norte. No interior, em frente à porta e em posição elevada, localiza-se o altar revestido a azulejos. Esta capela foi alvo de várias remodelações arquitetónicas. No interior do monumento pré-histórico identificou-se um espólio diversificado, composto por oito fragmentos de machados de pedra polida, dois percutores de quartzo, um dormente de granito de pequenas dimensões, dois percutores de quartzo, 1 polidor, fragmentos de recipientes cerâmicos com características morfológicas diversificadas e um conjunto significativo de placas de xisto gravadas (14 fragmentos e um exemplar inteiro). Este monumento megalítico foi pela primeira vez referido na bibliografia no século XVI por Manuel Severim de Faria, sendo escavado por Vergílio Correia entre 1914 - 1915 e por Leonor Rocha em 2014. (atualizado por C. Costeira, 15/10/2018)
Archaeological Findings
Artefactos líticos: oito fragmentos de machados de pedra polida, dois percutores de quartzo, um dormente de granito de pequenas dimensões, dois percutores de quartzo, 1 polidor, fragmentos de recipientes cerâmicos com características morfológicas diversificadas e um conjunto significativo de placas de xisto gravadas (14 fragmentos e um exemplar inteiro).
Depositaries
Museu Nacional de Arqueologia
Classification
Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Conservation Status
Bom
References
Antas-capelas e capelas junto a antas no território português: elementos para o seu estudo. A Cidade de Évora (1996)
OLIVEIRA, Jorge de, SARANTOPOULOS, Panagiotis e BALESTEROS, Carmen (1996) - Antascapelas e capelas junto a antas no território português: elementos para o seu estudo. In A Cidade de Évora. Évora. 2ª série: 1, p. 287329.
Aspectos do megalitismo da área de Pavia, Mora (Portugal). Revista Portuguesa de Arqueologia (1999)
ROCHA, Leonor (1999) - Aspectos do megalitismo da área de Pavia, Mora (Portugal). In Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia. 2:1, p. 7194.
Catálogo. O Tempo das Pedras. Carta Arqueológica de Mora (2009)
ROCHA, Leonor (2009). Catálogo. O Tempo das Pedras. Carta Arqueológica de Mora.
Crónica. Excursões arqueológicas ao Alentejo. O Arqueólogo Português (1914)
CORREIA, Vergílio (1914) - Crónica. Excursões arqueológicas ao Alentejo. In O Arqueólogo Português. Lisboa. 1ª série, 19, p. 191192.
Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen. Madrider Forschungen (1959)
LEISNER, Georg e LEISNER, Vera (1959) - Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel: der Westen. In Madrider Forschungen. Berlim: Walter de Gruyter & Co. (Madrider Forschungen, Bd. 1:2).
Distrito de Évora: Concelhos de Arraiolos, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas. Inventário artístico de Portugal (1975)
ESPANCA, Túlio (1975) - Distrito de Évora: Concelhos de Arraiolos, Estremoz, MontemoroNovo, Mora e Vendas Novas. In Inventário artístico de Portugal. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, (Inventário artístico de Portugal, 89).
El neolítico de Pavía (Alentejo-Portugal) (1921)
CORREIA, Vergílio (1921). El neolítico de Pavía (AlentejoPortugal). Madrid: Museo Nacional de Ciencias Naturales , p. 1124.
Fui lá visitar um pastor: S. Dinis, a anta - capela de Pavia. O Tempo das Pedras. Carta Arqueológica de Mora (2012)
ALVIM, Pedro (2012) - Fui lá visitar um pastor: S. Dinis, a anta capela de Pavia. In O Tempo das Pedras. Carta Arqueológica de Mora.
O megalitismo funerário da área de Pavia. Mora (Portugal). Estado Actual da Investigação.. II Congrés del Neolitic a la Península Ibèrica (1999)
ROCHA, Leonor (1999) - O megalitismo funerário da área de Pavia. Mora (Portugal). Estado Actual da Investigação. In II Congrés del Neolitic a la Península Ibèrica.
Origens do Megalitismo Funerário no Alentejo Central: A Contribuição de Manuel Heleno (2005)
ROCHA, Leonor Maria Pereira (2005). Origens do Megalitismo Funerário no Alentejo Central: A Contribuição de Manuel Heleno. Tese de doutoramento apresentada à FLUL em 2005.
Povoamento megalítico de Pavia. Contributo para o conhecimento do megalitismo regional (1996)
ROCHA, Leonor (1996). Povoamento megalítico de Pavia. Contributo para o conhecimento do megalitismo regional. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2 Vols.
Some new views of the engraved slate plaques of southwest Iberia. Revista Portuguesa de Arqueologia (2002)
LILLIOS, Katina Tobias (2002) - Some new views of the engraved slate plaques of southwest Iberia. In Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia. 5:2, p. 135151.
Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. Al-Madan (2016)
RAPOSO, Jorge (2016) - Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. In AlMadan.
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
RAPOSO, Jorge (2001) - Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. In Almadan. Almada. 2ª série: 10, p. 100157. BA: 0006a.
Viagens de Portugal, de Manuel Severim de Faria (1974)
SERRÃO, Joaquim Veríssimo (1974). Viagens de Portugal, de Manuel Severim de Faria. Lisboa.
Location
38.894013, -8.017499