
Menir do Barrocal
Description
O menir do Barrocal localiza-se no topo de uma pequena elevação aplanada (a 200 m de altitude), a cerca de 370 m a este do monte do Barrocal, a 2,5 km da povoação de Monsaraz. Este menir poderia estar associado ao menir de Santa Margarida (CNS 691), que se localiza a cerca de 2 km. Este monumento monolítico foi talhado num grande bloco de granodiorito, apresentando uma morfologia ovoide achatada, com cerca de 5,72 m de comprimento e as faces profusamente decoradas, com motivos ziguezagueantes, serpentiformes, linhas ondulantes, círculos, covinhas e um báculo de diferentes dimensões, elaborados com recurso a … O menir do Barrocal localiza-se no topo de uma pequena elevação aplanada (a 200 m de altitude), a cerca de 370 m a este do monte do Barrocal, a 2,5 km da povoação de Monsaraz. Este menir poderia estar associado ao menir de Santa Margarida (CNS 691), que se localiza a cerca de 2 km. Este monumento monolítico foi talhado num grande bloco de granodiorito, apresentando uma morfologia ovoide achatada, com cerca de 5,72 m de comprimento e as faces profusamente decoradas, com motivos ziguezagueantes, serpentiformes, linhas ondulantes, círculos, covinhas e um báculo de diferentes dimensões, elaborados com recurso a técnicas variadas. Estas decorações foram elaboradas ao longo de uma ampla diacronia (Neolítico Antigo ao Calcolítico), identificando-se a sobreposição de algumas delas Este menir integrava um possível recinto de planta ovalada definido por grandes blocos ou afloramentos, um deles contendo um grande conjunto de covinhas. Nas imediações deste recinto identificaram-se vestígios de um fundo de cabana de planta indeterminada. A construção destas estruturas terá sido posterior à edificação do menir. O menir do Barrocal foi identificado tombado por Francisco Serpa em 1993, no âmbito do levantamento patrimonial do Concelho de Reguengos de Monsaraz. Em 1995, Mário Varela Gomes realiza uma intervenção arqueológica do menir, efetuando o levantamento das decorações e a escavação da envolvente. Em 2006, Manuel Calado realiza trabalhos de valorização, reerguendo este monumento. (atualizado por C. Costeira, 16/11/18).
Archaeological Findings
-
Depositaries
-
Classification
Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Conservation Status
Bom
References
Estela-menir da Herdade do Barrocal (Reguengos de Monsaraz, Évora): resultados dos trabalhos de 1995. Revista Portuguesa de Arqueologia (2007)
GOMES, Mário Varela (2007) - Estelamenir da Herdade do Barrocal (Reguengos de Monsaraz, Évora): resultados dos trabalhos de 1995. In Revista Portuguesa de Arqueologia.
Menires do Alentejo Central - Génese e evolução da paisagem megalítica regional (2004)
CALADO, Manuel João Maio (2004). Menires do Alentejo Central Génese e evolução da paisagem megalítica regional.
Location
38.4418979792279, -7.41375858453235