
Anta da Estria
Description
A Anta da Estria, também designada como Cava da Estria, Estearia, Esteria ou Istria, faz parte do conjunto megalítico das Antas de Belas, localizando-se numa plataforma calcária, a cerca de 200 m de altitude. No entanto, a sua posição semienterrada na paisagem, não permite o contacto visual com a Anta da Pedra dos Mouros (CNS 11301) nem com a Anta do Monte Abraão (CNS 655). Este monumento megalítico apresenta câmara poligonal, constituída por oito esteios de calcário cinzento, alguns dos quais com representações de fósseis na face interna, que podem ter um significado estético ou mágico-religioso e corredor formado por … A Anta da Estria, também designada como Cava da Estria, Estearia, Esteria ou Istria, faz parte do conjunto megalítico das Antas de Belas, localizando-se numa plataforma calcária, a cerca de 200 m de altitude. No entanto, a sua posição semienterrada na paisagem, não permite o contacto visual com a Anta da Pedra dos Mouros (CNS 11301) nem com a Anta do Monte Abraão (CNS 655). Este monumento megalítico apresenta câmara poligonal, constituída por oito esteios de calcário cinzento, alguns dos quais com representações de fósseis na face interna, que podem ter um significado estético ou mágico-religioso e corredor formado por lajes de calcário de pequena e média dimensão. Esta anta está orientada a poente, não se tendo identificado vestígios da cobertura. O espólio recolhido nesta anta é composto por ossos humanos muito fragmentados, artefactos de pedra lascada em quartzo hialino e sílex (sete lâminas retocadas, doze pontas de seta, um possível punhal e uma alabarda), uma enxó, um ídolo betilóide, fragmento de lúnula, uma placa encurvada, artefactos em osso e quatro recipientes cerâmicos, um dos quais com bordo espessado e decoração brunida. As características arquitectónicas desta anta, os materiais recolhidos e as datações absolutas realizadas (Boaventura, 2009) permitem enquadrar a sua construção e primeira utilização na transição 4º milénio a. C para o 3º milénio a. C., correspondendo ao monumento mais recente do núcleo das Antas de Belas. A Anta da Estria foi identificada e escavada por Carlos Ribeiro no final do século XIX (1875 - 1878), sendo referida e publicada nos trabalhos de diversos autores, nomeadamente V. Leisner. Nas décadas de oitenta e noventa do século XX, este monumento foi alvo de várias intervenções de valorização, da responsabilidade de Teresa Marques e Carlos Ferreira e Ana Carvalho Dias. No início do século XXI este monumento e o seu espólio foi estudo e publicado por Rui Boaventura (2009). (atualizado por C. Costeira e F. Bragança, 08/5/2019).
Archaeological Findings
O espólio é composto por ossos humanos muito fragmentados, artefactos de pedra lascada em quartzo hialino e sílex (sete lâminas retocadas, doze pontas de seta, um possível punhal e uma alabarda), uma enxó, um ídolo betilóide, fragmento de lúnula, uma placa encurvada, artefactos em osso e quatro recipientes cerâmicos, um dos quais com bordo espessado e decoração brunida.
Depositaries
Instituto Geológico e Mineiro
Classification
ZEP - Zona Especial de Protecção
Conservation Status
-
References
Antas de Belas - Uma tentativa de valorização do património arqueológico nos arredores de Lisboa. Actas das 4ªs Jornadas Arqueológicas, Lisboa ,1990 (1991)
MARQUES, Maria Teresa Fonseca Correia, LOURENÇO, Fernando Severino e FERREIRA, Carlos Jorge Alves (1991) - Antas de Belas Uma tentativa de valorização do património arqueológico nos arredores de Lisboa. In Actas das 4ªs Jornadas Arqueológicas, Lisboa ,1990. Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 8791.
Antas de Belas. Informação Arqueológica (1987)
MARQUES, Maria Teresa Fonseca Correia e FERREIRA, Carlos Jorge Alves (1987) - Antas de Belas. In Informação Arqueológica. Lisboa. 8, p. 5253.
As antas e o Megalitismo da região de Lisboa (2009)
BOAVENTURA, Rui (2009). As antas e o Megalitismo da região de Lisboa.
Carlos Ribeiro (1813-1882) e as antas de Belas: um contributo. Estudos Arqueológicos de Oeiras (2014)
BOAVENTURA, Rui e CARDOSO, João Luís (2014) - Carlos Ribeiro (18131882) e as antas de Belas: um contributo. In Estudos Arqueológicos de Oeiras. BOAVENTURA, Rui; CARDOSO, João Luís, 2014 "Carlos Ribeiro (18131882) e as antas de Belas: um contributo, in Estudos Arqueológicos de Oeiras" in Estudos Arqueológicos de Oeiras, 21. Oeiras: Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras, pp. 3580.
Die Megalithgräber der Iberischen Halbinsel Der Western. Madrider Forschungen (1965)
LEISNER, Georg e LEISNER, Vera (1965) - Die Megalithgräber der Iberischen Halbinsel Der Western. In Madrider Forschungen. Berlim: Walter de Gruyter & Co. (Madrider Forschungen, Bd. 3). PI/Lei.
Estudos pré-históricos em Portugal. Notícia de algumas estações e monumentos pré-históricos (1880)
RIBEIRO, Carlos (1880). Estudos préhistóricos em Portugal. Notícia de algumas estações e monumentos préhistóricos. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 2 vols., p. 89 e 86.
O Megalitismo da região de Lisboa: as antas. Transformação e Mudança no Centro e Sul de Portugal: o 4º e 3º milénio a.n.e. Actas do Colóquio Internacional (2010)
BOAVENTURA, Rui (2010) - O Megalitismo da região de Lisboa: as antas. In Transformação e Mudança no Centro e Sul de Portugal: o 4º e 3º milénio a.n.e. Actas do Colóquio Internacional. Cascais, 2010.
Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário (1993)
(1993). Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário. Lisboa: IPPAR, 3 Vols. BA: PI/Pat.
Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. Al-Madan (2016)
RAPOSO, Jorge (2016) - Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. In AlMadan.
The megalithic tombs in the region of Belas (Sintra, Portugal) and their aesthetic manifestations.. Trabajos de Prehistoria (2011)
CARDOSO, João Luis Serrão da C. e BOAVENTURA, Rui (2011) - The megalithic tombs in the region of Belas (Sintra, Portugal) and their aesthetic manifestations. In Trabajos de Prehistoria.
Location
38.769799, -9.268312