
Anta do Curral dos Mouros/ Dólmen da Sobreda
Description
A Anta da Sobreda, também designada por Anta de Curral dos Mouros é um monumento megalítico de grandes dimensões, localizado a 850 m a SE da povoação da Sobreda, num cabeço sobre o Rio Seia (que corre a 750 m), destacando-se na paisagem envolvente. Dista cerca de 3 km para NE da Anta de Arcaínha/ Seixo da Beira (CNS 668). Este monumento megalítico, escavado por Santos Rocha em 1899 e posteriormente por Castro Nunes, em 1964, é constituído por uma câmara de planta tendencialmente subcircular, composta por 9 esteios (atualmente persistem apenas 8) e despojada das lajes de cobertura de … A Anta da Sobreda, também designada por Anta de Curral dos Mouros é um monumento megalítico de grandes dimensões, localizado a 850 m a SE da povoação da Sobreda, num cabeço sobre o Rio Seia (que corre a 750 m), destacando-se na paisagem envolvente. Dista cerca de 3 km para NE da Anta de Arcaínha/ Seixo da Beira (CNS 668). Este monumento megalítico, escavado por Santos Rocha em 1899 e posteriormente por Castro Nunes, em 1964, é constituído por uma câmara de planta tendencialmente subcircular, composta por 9 esteios (atualmente persistem apenas 8) e despojada das lajes de cobertura de origem. Possui um corredor (com cerca de 5,5 m de comprimento) bem diferenciado, com 4 esteios conservados no lado sul e 2 no lado norte. Um dos esteios apresentava pinturas a ocre vermelho [reproduzidas na obra de E.S. TWOHIG (1981)], das quais ainda restavam vestígios nos finais do século XIX. A mamoa apresenta um formato oval. Entre o espólio cerâmico identificado neste monumento megalítico encontram-se dois vasos campaniformes, taças de carena baixa, taças de carena média, grandes taças de carena média, um pote de carena média e colo tronco-cónico, um pote de colo estrangulado, um pote em forma de tambor, potes com pegas mamilares, vasos tronco-cónicos invertidos e bases planas. Foram também exumadas pontas de seta, um machado em xisto e um núcleo em sílex. Terá sido construída/utilizada no neolítico final/calcolítico e, à semelhança do que se verifica noutros monumentos megalíticos da Beira Alta, terá sido alvo de reutilização durante a idade do bronze, como parecem atestar alguns dos materiais identificados (ex: vasos tronco-cónicos invertidos). A Anta da Sobreda foi estudada e publicada por vários autores, nomeadamente A. SANTOS ROCHA (1899), J.C. de SENNA-MARTINEZ (várias publicações desde 1982) e por E.S. TWOHIG (1981). (actualizado SP 17/05/2019)
Archaeological Findings
Dois vasos campaniformes, taças de carena baixa, taças de carena média, grandes taças de carena média, um pote de carena média e colo tronco-cónico, um pote de colo estrangulado, um pote em forma de tambor, potes com pegas mamilares, vasos tronco-cónicos invertidos e bases planas. Foram também exumadas pontas de seta, um machado em xisto e um núcleo em sílex.
Depositaries
Museu Municipal Dr. Santos Rocha, Figueira da Foz
Classification
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Conservation Status
-
References
As Arcainhas do Seixo e da Sobreda. Portugália (1899)
SANTOS ROCHA, A. (1899) - As Arcainhas do Seixo e da Sobreda. In Portugália.
Contribuições arqueométricas para um modelo soció-cultural: padrões volumétricos na Idade do Bronze do Centro e NW de Portugal. CLIO/Arqueologia (1984)
SENNA-MARTINEZ, João Carlos de (1984) - Contribuições arqueométricas para um modelo sociócultural: padrões volumétricos na Idade do Bronze do Centro e NW de Portugal. In CLIO/Arqueologia. Lisboa. 1, p.
Do espaço doméstico ao espaço funerário: ideologia e cultura material na pré-história recente do centro de Portugal. OPHIUSSA (1995)
SENNA-MARTINEZ, João Carlos de (1995) - Do espaço doméstico ao espaço funerário: ideologia e cultura material na préhistória recente do centro de Portugal. In OPHIUSSA.
Do mundo das sombras ao mundo dos vivos: Octávio da Veiga Ferreira e o megalitismo da beira alta, meio século depois. Estudos arqueológicos de Oeiras (2008)
SENNA-MARTINEZ, João Carlos de e VENTURA, José Manuel Quintã (2008) - Do mundo das sombras ao mundo dos vivos: Octávio da Veiga Ferreira e o megalitismo da beira alta, meio século depois. In Estudos arqueológicos de Oeiras.
Duas contribuições arqueométricas para o estudo do Bronze Antigo/Médio do Centro e Noroeste de Portugal. Trabalhos de Arqueologia da E.A.M. (1993)
SENNA-MARTINEZ, João Carlos de (1993) - Duas contribuições arqueométricas para o estudo do Bronze Antigo/Médio do Centro e Noroeste de Portugal. In Trabalhos de Arqueologia da E.A.M. Lisboa. 1, p. 7791.
Materiais campaniformes do Concelho de Oliveira do Hospital (Distrito de Coimbra). Clio, 4 (1982)
SENNA-MARTINEZ, João Carlos de (1982) - Materiais campaniformes do Concelho de Oliveira do Hospital (Distrito de Coimbra). In Clio, 4. pp. 1934.
Monumentos Megalíticos de Oliveira do Hospital: Crença na Eternidade
PERPÉTUO, João Miguel André, GARCIA, Joaquim e GOMES, Luís Filipe Coutinho (). Monumentos Megalíticos de Oliveira do Hospital: Crença na Eternidade.
O megalitismo da bacia do médio e alto Mondego: Uma primeira proposta de faseamento. Actas do 1º Colóquio Arqueológico de Viseu (1989)
SENNA-MARTINEZ, João Carlos de (1989) - O megalitismo da bacia do médio e alto Mondego: Uma primeira proposta de faseamento. In Actas do 1º Colóquio Arqueológico de Viseu. Viseu: p. 8397.
Pré-história recente da bacia do médio e alto Mondego: algumas contribuições para um modelo sociocultural (1989)
SENNA-MARTINEZ, João Carlos de (1989). Préhistória recente da bacia do médio e alto Mondego: algumas contribuições para um modelo sociocultural. Lisboa. Universidade de Lisboa, 3 Vols.
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
RAPOSO, Jorge (2001) - Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. In Almadan. Almada. 2ª série: 10, p. 100157. BA: 0006a.
The Megalithic Art of Western Europe (1981)
TWOHIG, Elizabeth Shee (1981). The Megalithic Art of Western Europe.
Location
40.4523776068135, -7.80540261656346