
Gravura do Castro de Paramuna
Description
A Gravura do Castro de Paramuna (Castelo de Penalva, Penalva do Castelo, localiza-se na base de um afloramento granítico, situado a SW do Castro de Paramuna, ou Castro de Esmolfe (CNS 14348), num local onde o acesso ao povoado fortificado é mais fácil. Num bloco de afloramento, uma plataforma vagamente ovalada no exterior do povoado, foi gravado um conjunto de figuras esquemáticas, que pelas suas características remetem para a Idade do Bronze. A superfície da rocha foi preparada, criando uma superfície mais suave para a gravação. Esta foi efectuada através de incisão, com um instrumento de ponta metálica afiada, sendo … A Gravura do Castro de Paramuna (Castelo de Penalva, Penalva do Castelo, localiza-se na base de um afloramento granítico, situado a SW do Castro de Paramuna, ou Castro de Esmolfe (CNS 14348), num local onde o acesso ao povoado fortificado é mais fácil. Num bloco de afloramento, uma plataforma vagamente ovalada no exterior do povoado, foi gravado um conjunto de figuras esquemáticas, que pelas suas características remetem para a Idade do Bronze. A superfície da rocha foi preparada, criando uma superfície mais suave para a gravação. Esta foi efectuada através de incisão, com um instrumento de ponta metálica afiada, sendo perceptíveis as ranhuras das seções em U. Os motivos gravados são contemporâneos, não existindo sobreposição dos mesmos. O motivo que ocupa o centro do painel parece ser uma espiral, formada por duas linhas, distintas, cada uma terminando em aresta com linhas rectas e cantos angulares. No lado direito da espiral, foi gravado um motivo com duas linhas simétricas, mais ou menos paralelas, cujos topos que terminam em V. Na parte superior e inferior deste motivo alongado, ainda são visíveis dois motivos em forma de "U", que deveriam integrar um motivo que actualmente não se conserva na sua totalidade. Actualmente a superfície do bloco gravado apresenta alguns sinais de deterioração, causada pela erosão natural e acção antrópicas. Algumas linhas, agora, definidas de maneira descontínua, poderiam ter unidos no momento do processo de gravação. O motivo em espiral poderá ser interpretado como um escudo e o motivo da forma alongada que termina em V, poderá representar uma arma, talvez um arco, um punhal ou espada. A gravura de Paramuna poderia estar relacionada com a representação esquemática de uma figura humana armada, apresentada com os motivos de representação de poder característicos da Idade do Bronze. A sua localização, num local de acesso ao povoado fortificado poderá ser entendida como uma forma de enfatizar o poder desta comunidade e/ou dos seus líderes. [Actualizado, II,1/Jun/2020]
Archaeological Findings
-
Depositaries
-
Classification
-
Conservation Status
Regular
References
Bronze Age Spaces and Symbols - The Paramuna Settlement and Rock Engravings (Penalva do Castelo): A Case Study from Central Portugal.. Proceedings of the XV World Congress (Lisbon, 4-9 September 2006) The creations of places through the depositions of signs and metalwork. International Union for Prehistoric and Protohistoric Sciences (2006)
PERPÉTUO, João Miguel André e SANTOS, Filipe João Carvalho dos (2006) - Bronze Age Spaces and Symbols The Paramuna Settlement and Rock Engravings (Penalva do Castelo): A Case Study from Central Portugal. In Proceedings of the XV World Congress (Lisbon, 49 September 2006) The creations of places through the depositions of signs and metalwork. International Union for Prehistoric and Protohistoric Sciences.
Location
40.6811048950518, -7.6641152721137