
Cista do Cerro do Malhão
Description
A cista do Cerro do Malhão localiza-se no topo mais alto do cerro do Malhão, a 310 m de altitude, atualmente nas proximidades de estruturas de telecomunicações. Esta cista foi a primeira estrutura funerária deste tipo a ser escavada no Alto Algarve Oriental, no ano de 2000. Este monumento apresenta uma planta de morfologia sub-rectangular, constituída por esteios de grauvaque, tendo 2,0 m de comprimento e largura máxima exterior de 1,5 m. No exterior, ao redor da cista, identifica-se um empedrado, constituído por lajes irregulares de xisto e grauvaque. Este empedrado poderia simultaneamente evidenciar o espaço funerário e proteger o … A cista do Cerro do Malhão localiza-se no topo mais alto do cerro do Malhão, a 310 m de altitude, atualmente nas proximidades de estruturas de telecomunicações. Esta cista foi a primeira estrutura funerária deste tipo a ser escavada no Alto Algarve Oriental, no ano de 2000. Este monumento apresenta uma planta de morfologia sub-rectangular, constituída por esteios de grauvaque, tendo 2,0 m de comprimento e largura máxima exterior de 1,5 m. No exterior, ao redor da cista, identifica-se um empedrado, constituído por lajes irregulares de xisto e grauvaque. Este empedrado poderia simultaneamente evidenciar o espaço funerário e proteger o núcleo sepulcral. Esta cista teria sido utilizada para a inumação individual ou de um número restrito de indivíduos. As características arquitetónicas e o espólio recolhido permitem enquadrar cronologicamente este monumento no Neolítico Final / Calcolítico, à semelhança de outras cistas algarvias. A ausência de tumulus na cista do Malhão é uma característica individualizadora no território algarvio, mas com paralelos em monumentos funerários de outras áreas do território português. (actualizado por C. Costeira, 23/04/18).
Archaeological Findings
O espólio recolhido é escasso e muito fragmentado. Machado de anfibolito, ponta de seta em sílex, lamela fragmentada, pequenos fragmento de polidor em grauvaque e um fragmento de placa de xisto gravada.
Depositaries
Câmara Municipal de Alcoutim
Classification
-
Conservation Status
Regular
References
A cista megalítica do Cerro do Malhão (Alcoutim). Revista Portuguesa de Arqueologia (2003)
CARDOSO, João Luís e GRADIM, Alexandra (2003) - A cista megalítica do Cerro do Malhão (Alcoutim). In Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia. 6:2, p. 167179.
Dez Anos de Trabalhos Arqueológicos em Alcoutim - Do Neolítico ao Romano. Dez Anos de Trabalhos Arqueológicos em Alcoutim - Do Neolítico ao Romano (2011)
CARDOSO, J.L. e GRADIM, Alexandra (2011) - Dez Anos de Trabalhos Arqueológicos em Alcoutim Do Neolítico ao Romano. In Dez Anos de Trabalhos Arqueológicos em Alcoutim Do Neolítico ao Romano.
Guia do núcleo museológico de arqueologia. Guia do núcleo museológico de arqueologia (2011)
GRADIM, Alexandra (2011) - Guia do núcleo museológico de arqueologia. In Guia do núcleo museológico de arqueologia.
Levantamento Arqueológico do Concelho de Alcoutim (1997)
GRADIM, Alexandra (1997). Levantamento Arqueológico do Concelho de Alcoutim. D.A.S.C.D: Arqueologia, Câmara Municipal de Alcoutim.
Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. Al-Madan (2016)
RAPOSO, Jorge (2016) - Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. In AlMadan.
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
RAPOSO, Jorge (2001) - Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. In Almadan. Almada. 2ª série: 10, p. 100157. BA: 0006a.
Location
37.435271, -7.775019