
Alcalar 3
Description
O monumento megalítico designado por Alcalar 3 corresponde a um tholos, integrado na grande necrópole megalítica localizada na envolvente do povoado pré-histórico de Alcalar (CNS 2781). Este monumento situa-se a ocidente do monumento Alcalar 1 (CNS 11310), entre este e o monumento Alcalar 2 (CNS 4298), integrando o núcleo central da referida necrópole, constituído por quatro outras estruturas funerárias (Alcalar 4 - CNS 7234; Alcalar 5 - CNS 7241; Alcalar 6 - CNS 7245 e Alcalar 10 - 7232). Este monumento funerário tipo tholos, primeiramente identificado por Estácio da Veiga (1887), orientado a sudeste, apresenta um átrio de planta quadrangular, … O monumento megalítico designado por Alcalar 3 corresponde a um tholos, integrado na grande necrópole megalítica localizada na envolvente do povoado pré-histórico de Alcalar (CNS 2781). Este monumento situa-se a ocidente do monumento Alcalar 1 (CNS 11310), entre este e o monumento Alcalar 2 (CNS 4298), integrando o núcleo central da referida necrópole, constituído por quatro outras estruturas funerárias (Alcalar 4 - CNS 7234; Alcalar 5 - CNS 7241; Alcalar 6 - CNS 7245 e Alcalar 10 - 7232). Este monumento funerário tipo tholos, primeiramente identificado por Estácio da Veiga (1887), orientado a sudeste, apresenta um átrio de planta quadrangular, com porta de acesso a um corredor comprido, com cerca de 6 m de comprimento, segmentado em três tramos, que estreitam a passagem. O último segmento do corredor parece funcionar como uma antecâmara, com uma "laje - porta" de grés vermelho. A câmara deste monumento é de planta circular, constituída por 13 esteios, com nicho lateral (orientado a NO), com cerca de 2,80 m de diâmetro. Esta estrutura apresenta uma cobertura construída com o sistema de falsa cúpula. No exterior, identificava-se uma mamoa, com cerca de 20 m de diâmetro, constituída por pedras de calcário de diferentes dimensões, que cobria o tholos. Na câmara e no corredor registaram-se vestígios antropológicos que podem corresponder a ossários. No nicho lateral identificou-se a inumação de um indivíduo, provavelmente do sexo masculino, acompanhado por espólio composto por utensílios talhados em sílex e por um conjunto diversificado de artefactos de cobre (adagas, placas de uso indeterminado, escopro, formões e punções). As características excepcionais desta inumação e a sua posição segregada indicam que este indivíduo teria uma posição social destacada. As características arquitetónicas deste monumento megalítico e os materiais arqueológicos recolhidos no seu interior permitem enquadrá-lo cronologicamente no Calcolítico (2900 - 2000 a. C.), correspondendo ao período de ocupação mais intensa da necrópole de Alcalar. Atualmente encontra-se visível a câmara e parte do corredor do tholos Alcalar 3. (actualizado por C. Costeira, 13/07/2018).
Archaeological Findings
Ossos humanos, artefactos em sílex talhados ( sete facas), artefactos em cobre (placa com "insígnia", duas facas com entalhes laterais, cinco adagas, duas placas de uso indeterminado, um escopro, dois formões, dois punções, uma enxó).
Depositaries
Museu Municipal de Faro e Museu Nacional de Arqueologia
Classification
Classificado como MN - Monumento Nacional
Conservation Status
Bom
References
Alcalar - Monumentos Megalíticos. Roteiros da Arqueologia Portuguesa (2007)
PARREIRA, Rui e MORÁN, Elena (2007) - Alcalar Monumentos Megalíticos. In Roteiros da Arqueologia Portuguesa.
Alcalar - um projecto para o conhecimento, salvaguarda e promoção de uma paisagem cultural no Algarve. Al-madan, 16 (2008)
MORÁN, Elena e PARREIRA, Rui (2008) - Alcalar um projecto para o conhecimento, salvaguarda e promoção de uma paisagem cultural no Algarve. In Almadan, 16.
Alcalar 7. Estudo e reabilitação de um monumento megalítico. (2004)
MORÁN, Elena e PARREIRA, Rui (2004). Alcalar 7. Estudo e reabilitação de um monumento megalítico. Lisboa: IPPAR.
Antiguidades Monumentaes do Algarve. Vol III (1889)
VEIGA, Sebastião Filipe Martins Estácio da (1889). Antiguidades Monumentaes do Algarve. Vol III. Imprensa Nacional, Lisboa.
El asentamiento prehistórico de Alcalar (Portimão, Portugal). la organización del territorio y el proceso de formación de un estado pristino en el tercer milenio A.N.E. (2014)
MORÁN, Elena (2014). El asentamiento prehistórico de Alcalar (Portimão, Portugal). la organización del territorio y el proceso de formación de un estado pristino en el tercer milenio A.N.E.
Megalitismo e Metalurgia. Os tholoi do Centro e Sul de Portugal. Terra e Água, Escolher Sementes, Invocar a Deusa. Estudos de Homenagem a Victor S. Gonçalves. (2016)
SOUSA, Ana Catarina (2016) - Megalitismo e Metalurgia. Os tholoi do Centro e Sul de Portugal. In Terra e Água, Escolher Sementes, Invocar a Deusa. Estudos de Homenagem a Victor S. Gonçalves.
Megalitismo e metalurgia no alto Algarve oriental, uma aproximação integrada. Estudos e Memórias (1989)
GONÇALVES, Victor Manuel dos Santos (1989) - Megalitismo e metalurgia no alto Algarve oriental, uma aproximação integrada. In Estudos e Memórias. Lisboa: INIC e UNIARQ, 2, Vol. 1.
Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. Al-Madan (2016)
RAPOSO, Jorge (2016) - Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. In AlMadan.
Location
37.199139779, -8.590662857