
Cromeleque de Vale de Maria do Meio
Description
O cromeleque de Vale Maria do Meio encontra-se implantado no topo de uma pequena elevação, a cerca de 1 km do cromeleque Portela de Mogos (CNS 612), e 15 km a oeste da cidade de Évora, numa paisagem de fronteira em termos topográficos, geológicos e hidrográficos e com uma expressiva presença de monumentos megalíticos. Este recinto apresenta uma planta alongada, organizando-se segundo um eixo perpendicular às curvas de nível, com 37 m de comprimento e 25 m de largura, orientado a Nascente. Os 34 menires que constituem este recinto foram maioritariamente talhados em granito, apresentam morfologias predominantemente ovóides e um … O cromeleque de Vale Maria do Meio encontra-se implantado no topo de uma pequena elevação, a cerca de 1 km do cromeleque Portela de Mogos (CNS 612), e 15 km a oeste da cidade de Évora, numa paisagem de fronteira em termos topográficos, geológicos e hidrográficos e com uma expressiva presença de monumentos megalíticos. Este recinto apresenta uma planta alongada, organizando-se segundo um eixo perpendicular às curvas de nível, com 37 m de comprimento e 25 m de largura, orientado a Nascente. Os 34 menires que constituem este recinto foram maioritariamente talhados em granito, apresentam morfologias predominantemente ovóides e um comprimento médio de cerca de 1,74 m. Na área ocidental do topo da elevação concentravam-se os monólitos de dimensões mais destacadas, dispersando-se os restantes na vertente exposta a nascente, acompanhando o declive. A disposição dos menires coloca a hipótese deste recinto ter sido construído em duas fases distintas. Dois dos menires (10 e 18) foram decorados com báculos e crescentes lunares, com fortes semelhanças aos motivos identificados no cromeleque dos Almendres. O cromeleque de Vale Maria do Meio foi identificado por Manuel Calado em 1993, que nos anos seguintes realizou trabalhos de prospeção e escavação na área do recinto, bem como restaurou e reergueu os vários monólitos. Estes trabalhos arqueológicos permitiram recolher um espólio muito escasso e fragmentado, constituído maioritariamente por artefactos de pedra lascada (buris, lascas, lamelas, esquírolas e restos de talhe) elaborados em sílex e fragmentos cerâmicos muito rolados. As características arquitetónicas do recinto e os parcos materiais identificados, com especial destaque para os líticos, colocam a hipótese da sua construção e utilização se enquadrar no Neolítico Antigo e Médio. (actualizado por C. Costeira, 07/09/2018).
Archaeological Findings
Foram recolhidos durante a intervenção arqueológica: fragmentos de dormentes de mó, cerâmica incaracterística, raspadeiras, buris, lascas, lamelas, esquírolas e restos de talhe, moeda de cobre de D. José
Depositaries
UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Classification
Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Conservation Status
-
References
Estátuas-menires antropomórficas da Região de Évora. Novos testemunhos e problemáticas. Estelas e estátuas-menires: da Pré à Proto-história. Actas das IV Jornadas Raianas (2011)
GOMES, Mário Varela (2011) - Estátuasmenires antropomórficas da Região de Évora. Novos testemunhos e problemáticas. In Estelas e estátuasmenires: da Pré à Protohistória. Actas das IV Jornadas Raianas. Sabugal, 2011. BA: CONG/0232h.
Menires do Alentejo Central - Génese e evolução da paisagem megalítica regional (2004)
CALADO, Manuel João Maio (2004). Menires do Alentejo Central Génese e evolução da paisagem megalítica regional.
O Cromeleque de Vale Maria do Meio (Évora): contexto arqueológico e geográfico. I Congrés del Neolitic a la Península Ibèrica (1996)
SARANTOPOULOS, Panagiotis e CALADO, Manuel João Maio (1996) - O Cromeleque de Vale Maria do Meio (Évora): contexto arqueológico e geográfico. In I Congrés del Neolitic a la Península Ibèrica. GavàBellaterra: Museu de Gavà, (Rubricatum, 1), vol.2, p. 493503.
O recinto megalítico de Vale Maria do Meio (Évora, Alentejo). Muitas antas, pouca gente? Actas do I Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2000)
CALADO, Manuel (2000) - O recinto megalítico de Vale Maria do Meio (Évora, Alentejo). In Muitas antas, pouca gente? Actas do I Colóquio Internacional sobre Megalitismo. Lisboa : Instituto Português de Arqueologia (Trabalhos de Arqueologia ; 16), p. 167182.
Povoamento pré-histórico da área de Pavia. Revista Portuguesa de Arqueologia (2001)
ROCHA, Leonor (2001) - Povoamento préhistórico da área de Pavia. In Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia. 4:1, p. 1743.
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
RAPOSO, Jorge (2001) - Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. In Almadan. Almada. 2ª série: 10, p. 100157. BA: 0006a.
Vale Maria do Meio e as paisagens culturais do Neolítico Alentejano. Paisagens arqueológicas a Oeste de Évora (1997)
CALADO, Manuel (1997) - Vale Maria do Meio e as paisagens culturais do Neolítico Alentejano. In Paisagens arqueológicas a Oeste de Évora.
Location
38.6224720917043, -8.00852549684134