
Necrópole do Vale da Telha
Description
A necrópole do Vale da Telha localiza-se num pequeno planalto, a 98 m de altitude, aproximadamente a 4 km a Oeste de Aljezur, encontrando-se atualmente no interior da urbanização do Vale da Telha. Os trabalhos realizados em 2006 e 2007 permitiram identificar uma necrópole constituída por 18 sepulturas tipo cista, de morfologia retangular, quadrangular ou ovalada, compostas por lajes de xisto, grauvaque e arenito vermelho ou branco, de dimensões diversificadas. Não obstante, a escassez de vestígios osteológicos identificados, a maioria dos enterramentos seriam individuais, depositados em decúbito lateral ou fetal, sendo acompanhados por espólio, constituído principalmente por recipientes cerâmicos, alguns … A necrópole do Vale da Telha localiza-se num pequeno planalto, a 98 m de altitude, aproximadamente a 4 km a Oeste de Aljezur, encontrando-se atualmente no interior da urbanização do Vale da Telha. Os trabalhos realizados em 2006 e 2007 permitiram identificar uma necrópole constituída por 18 sepulturas tipo cista, de morfologia retangular, quadrangular ou ovalada, compostas por lajes de xisto, grauvaque e arenito vermelho ou branco, de dimensões diversificadas. Não obstante, a escassez de vestígios osteológicos identificados, a maioria dos enterramentos seriam individuais, depositados em decúbito lateral ou fetal, sendo acompanhados por espólio, constituído principalmente por recipientes cerâmicos, alguns artefactos metálicos e contas de colar em pedra verde. As características arquitetónicas e rituais desta necrópole permitem enquadrá-la cronologicamente na Idade do Bronze (1800 - 1200 a.C.). A disposição espacial das sepulturas, bem como as suas variações estruturais, métricas e de espólio permitem agrupá-las em núcleos, que evidenciam diferenças sociais e cronológicas. O grupo de cistas de maiores dimensões seria o mais antigo, registando-se a diminuição do tamanho das sepulturas e uma maior diversidade morfológica dos espólios ao longo da diacronia de utilização da necrópole. Na área a Sul da necrópole localizava-se o povoado da Idade do Bronze, constituído por estruturas perecíveis e identificado pela grande concentração de artefactos cerâmicos e líticos típicos de contextos domésticos (fragmentos de recipientes de grandes dimensões e fragmentos de moventes e dormentes de mós manuais). Nas áreas da necrópole e do povoado identificaram-se materiais de cronologia paleolítica, epipaleolítica e neolítica, sem contextos associados, que corespondem a ocupações anteriores desta área. (actualizado por C. Costeira, 30/04/18)
Archaeological Findings
Paleolítico: 16 raspadores sobre seixo de quartzito, 1 biface talhado sobre seixo de quartzito. Epipaleolítico: 12 percutores, lascas de descorticagem, 17 machados de grauvaque. Neolítico: Raspadeira e fragmentos de cerâmica. Idade do Bronze: Grande quantidade de fragmentos de recipientes cerâmicos (taças carenadas, taças de bordo espessado, vasos esféricos altos, alguns com mamilos, vasos de grandes dimensões e fragmentos de queijeiras), fragmentos de moventes e dormentes de mós manuais, braçal de arqueiro e artefactos metálicos (punção ou agulha, pequeno punhal).
Depositaries
-
Classification
-
Conservation Status
-
References
Bronze Médio do Sudoeste. indicadores de Complexidade Social. Terra e Água, Escolher Sementes, invocar a Deusa. Estudos em Homenagem a Victor S. Gonçalves (2016)
SOARES, Joaquina e SILVA, C. Tavares da (2016) - Bronze Médio do Sudoeste. indicadores de Complexidade Social. In Terra e Água, Escolher Sementes, invocar a Deusa. Estudos em Homenagem a Victor S. Gonçalves.
The Vale da Telha Necropolis (Aljezur) in the Context of the Southwest Iberian Bronze Age. The Vale da Telha Necropolis (Aljezur) in the Context of the Southwest Iberian Bronze Age (2015)
GOMES, Mário Varela (2015) - The Vale da Telha Necropolis (Aljezur) in the Context of the Southwest Iberian Bronze Age. In The Vale da Telha Necropolis (Aljezur) in the Context of the Southwest Iberian Bronze Age.
Location
37.307675, -8.849922