
Ponte de Vila Formosa
Description
A ponte romana de Vila Formosa localiza-se sobre a ribeira da Seda, próximo da localidade homónima e de Vila Formosa em Alter do Chão. Esta ponte integrava-se na via que ligava as cidades de Olisipo (Lisboa) a Augusta Emerita (Mérida), com passagem por Abelterium (Alter do Chão), constituindo um importante marco na paisagem e tendo uma longa diacronia de utilização (do período romano até à actualidade). Esta ponte é constituída por seis arcos de volta perfeita, de dimensões idênticas (8,95 m), apoiados em pegões rectangulares, decorados com molduras de tipologia clássica. Sobre os arcos assenta um tabuleiro de perfil horizontal, … A ponte romana de Vila Formosa localiza-se sobre a ribeira da Seda, próximo da localidade homónima e de Vila Formosa em Alter do Chão. Esta ponte integrava-se na via que ligava as cidades de Olisipo (Lisboa) a Augusta Emerita (Mérida), com passagem por Abelterium (Alter do Chão), constituindo um importante marco na paisagem e tendo uma longa diacronia de utilização (do período romano até à actualidade). Esta ponte é constituída por seis arcos de volta perfeita, de dimensões idênticas (8,95 m), apoiados em pegões rectangulares, decorados com molduras de tipologia clássica. Sobre os arcos assenta um tabuleiro de perfil horizontal, com cerca de 116 m de comprimento, por 6,70 m de largura e entre os arcos identificam-se cinco olhais, que permitem escoar a água em caso de cheias intensas. Abaixo das guardas identifica-se uma cornija, que a montante intercala com gárgulas. Num dos cunhais que fecham o arco principal observa-se uma meia-lua esculpida. A Nascente da ponte identificam-se ruínas que podem pertencer a uma capela ou a um edifício de culto mais antigo, provavelmente de cronologia romana. (atualizado por C. Costeira, 08/02/19).
Archaeological Findings
-
Depositaries
-
Classification
Classificado como MN - Monumento Nacional
Conservation Status
Regular
References
A arquitectura romana. História de Arte em Portugal, 1. Do Paleolítico à Arte Visigótica (1986)
ALARCÃO, Jorge Manuel N.L. (1986) - A arquitectura romana. In História de Arte em Portugal, 1. Do Paleolítico à Arte Visigótica. Lisboa: Publicações Alfa (História de Arte em Portugal,1).
A ponte romana de Vila Formosa (Alter do Chão). O Arqueólogo Português (1912)
PEREIRA, Félix Alves (1912) - A ponte romana de Vila Formosa (Alter do Chão). In O Arqueólogo Português. Lisboa. 1ª série: 17, p. 209222.
Arqueologia romana do concelho de Alter do Chão: Subsídios para o seu estudo. Actas das 3ªs Jornadas Arqueológicas, Lisboa, 1977 (1978)
TIMÓTEO, Maria Fernanda Ferreira Valente Abranches, BARRETO, Manuel Rosivelt dos Santos, LOURENÇO, Fernando Severino e FERREIRA, António Manuel Brazão (1978) - Arqueologia romana do concelho de Alter do Chão: Subsídios para o seu estudo. In Actas das 3ªs Jornadas Arqueológicas, Lisboa, 1977. Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, vol, 1, p. 273292.
Concelho de Alter do Chão: distrito de Portalegre: Alter do Chão, suas freguesias rurais: Alter Pedroso, Chança, Cunheira e Seda: compilação do que se tem escrito respeitante à origem dos seus nomes (1982)
COSTA, Alexandre de Carvalho (1982). Concelho de Alter do Chão: distrito de Portalegre: Alter do Chão, suas freguesias rurais: Alter Pedroso, Chança, Cunheira e Seda: compilação do que se tem escrito respeitante à origem dos seus nomes. Alter do Chão: Câmara Municipal de Alter do Chão, p. 23.
Inventário artístico de Portugal: distrito de Portalegre. Inventário artístico de Portugal (1943)
KEIL, Luís (1943) - Inventário artístico de Portugal: distrito de Portalegre. In Inventário artístico de Portugal. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, (Inventário artístico de Portugal, 1), p. 182.
Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário (1993)
(1993). Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário. Lisboa: IPPAR, 3 Vols. BA: PI/Pat.
Pontes Históricas do Alentejo (2005)
MARQUES, João António (2005). Pontes Históricas do Alentejo.
Provimcias de Alemtejo e Algarve. Chorographia moderna do Reino de Portugal (1876)
BAPTISTA, João Maria (1876) - Provimcias de Alemtejo e Algarve. In Chorographia moderna do Reino de Portugal. Lisboa: Typ. da Academia Real das Sciencias, vol. 5.
Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses. Ao Serviço do Império (1945)
ALMEIDA, João de (1945) - Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses. In Ao Serviço do Império. Lisboa: Edição de Autor, (Ao Serviço do Império, 10), Vol. 1, p. 191.
Tesouros artísticos de Portugal (1976)
(1976). Tesouros artísticos de Portugal. Lisboa: Selecções do Reader's Digest, p. 667.
Técnica construtiva romana (1986)
MARTA, Roberto (1986). Técnica construtiva romana. Roma: Edizioni Kappa.
Location
39.21604, -7.785038