
Postasneiros
Description
Também designada como via de Cajadães. A via de Postasneiros, ou Postaneiros (São Vicente de Lafões/Oliveira de Frades/Viseu), foi identificada entre as povoações de São Tiaguinho e Cajadães, atravessando o aglomerado habitacional de Postaneiros. Geograficamente insere-se na região Centro, mais concretamente na sub-região de Dão - Lafões, e na bacia hidrográfica do rio Vouga, área com condições propícias à prática agrícola. O troço de via identificado é ladeado por campos agrícolas e pinhais, sendo a única rua da pequena povoação de Postaneiros. Em bom estado de conservação, é constituída por grandes lajes, com uma largura que varia entre os 3,6m … Também designada como via de Cajadães. A via de Postasneiros, ou Postaneiros (São Vicente de Lafões/Oliveira de Frades/Viseu), foi identificada entre as povoações de São Tiaguinho e Cajadães, atravessando o aglomerado habitacional de Postaneiros. Geograficamente insere-se na região Centro, mais concretamente na sub-região de Dão - Lafões, e na bacia hidrográfica do rio Vouga, área com condições propícias à prática agrícola. O troço de via identificado é ladeado por campos agrícolas e pinhais, sendo a única rua da pequena povoação de Postaneiros. Em bom estado de conservação, é constituída por grandes lajes, com uma largura que varia entre os 3,6m e os 4,6m, alargando nas curvas. Parte do traçado, que atravessa uma zona de declive, foi construído adossado à encosta, pelo que, no limite oposto ("externo") apresenta um desnível, variável consoante a base do terreno, entre 1m - 1,5m de altura. Esta margem lateral "externa" foi reforçada com contrafortes, colocados a espaços, e dos quais são actualmente visíveis sete. Nas zonas mais aplanadas (perto da povoação) a via foi alteada em relação ao terreno circundante. Em algumas zonas é visível o desgaste correspondente à passagem dos rodados dos veículos que circularam neste troço de estrada até inícios do século XXI, quando era o único meio de acesso à povoação de Postaneiros. Desconhece-se a época de construção. Segundo J.L. Inês Vaz, o troço de Postaneiros integrava uma via principal que, em época romana, ligaria Viseu a uma via litoral. Deste longo percurso restam alguns troços de calçada, como este de Postaneiros, encontrando-se assinalados, nas proximidades os troços de S. Tiaguinho (CNS 3379), a nascente, e o de Vilarinho (CNS 19737), a poente. Não tendo sido efectuados trabalhos arqueológicos, e estudos mais aprofundados, não é possível caracterizar com mais pormenor este troço de via, a que alguns autores atribuem uma origem romana. [atualizado por I. Inácio, 17/09/19]
Archaeological Findings
-
Depositaries
-
Classification
-
Conservation Status
Regular
References
A Civitas de Viseu:espaço e sociedade (1997)
VAZ, João Luis da Inês (1997). A Civitas de Viseu:espaço e sociedade. Coimbra:Comissão de Coordenação da Região Centro, (História Regional e Local, 2).
Contributo para o estudo das vias romanas no concelho de Oliveira de Frades. Al-madan (2000)
BORGES, Sandra (2000) - Contributo para o estudo das vias romanas no concelho de Oliveira de Frades. In Almadan. Almada. 2ª serie: 9, p. 4854.
Roman Portugal (1988)
ALARCÃO, J. de (1988). Roman Portugal. Warminster: Aris & Phillips, 1988. 4 vol . Vol. 1: Introduction. Vol. 2 (fasc. 1): Porto, Bragança, Viseu. Vol. 2 (fasc. 2): Coimbra, Lisboa. Vol. 2 (fasc. 3): Évora, Lagos, Faro. BA: PI/Ala.
Roteiro Arqueológico da Região de Turismo Dão Lafões (1994)
PEDRO, Ivone dos Santos da Silva, VAZ, João Luis da Inês e ADOLFO, Jorge (1994). Roteiro Arqueológico da Região de Turismo Dão Lafões. Viseu: Região de Turismo DãoLafões, p. 206.
Subsídios para o estudo da viação romana das Beiras. Beira Alta (1953)
FIGUEIREDO, Cristóvão Moreira de (1953) - Subsídios para o estudo da viação romana das Beiras. In Beira Alta. Viseu. 12:23, p. 153203.
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
RAPOSO, Jorge (2001) - Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. In Almadan. Almada. 2ª série: 10, p. 100157. BA: 0006a.
Location
40.7068093224424, -8.15544308427376