iti-XVIII-XXV

road/milestone

Description

O início da milha XXV está assinalado por um miliário dedicado a Décio, que foi colocado em posição invertida para receber uma cruz de granito que atualmente encima o monumento. Recentemente, o miliário foi reposicionado corretamente, mantendo a sua função de cruzeiro. Este miliário-cruzeiro encontra-se abaixo da estrada nacional 307, numa pequena… More ...

Ancient

Sá m.p.XXV Miliário a Décio transformado em cruzeiro enterrado invertido à entrada da povoação;

Place Type
road/milestone
Archaeological Type
road/milestone

Marcos Miliários

O início da milha está assinalado por um padrão dedicado a Décio, que foi colocado em posição invertida para receber uma cruz em granito, que atualmente se vê a encimar o monumento. Recentemente o padrão foi reposto em posição corrigida, mantendo a sua função de cruzeiro. Este padrão-cruzeiro encontra-se abaixo da EN 307, num pequeno largo por onde deriva a estrada que vem do lugar de Sá.

Dentro da aldeia de Cubide, na rua da Carreira, está outro padrão, dedicado também a Décio (250 d.C.), a sustentar o telheiro duma casa particular. Este padrão terá vindo da milha XXVI, segundo interpretação de Rodríguez Colmenero, Ferrer Sierra, & Álvarez Asorey (2004, p. 441).

O Debate sobre o Traçado

A milha XXV, no traçado que atualmente se encontra classificado, cruza a Veiga de Cubide pelo lado Norte do Outeiro da Lameira, atravessando a EN-307 na direção do lugar de Várzeas. Uma outra hipótese, avançada por Fernando Cosme, sugere que a via seguiria entre a zona de Campo da Santa e Antr'os Outeiros, seguindo depois na mesma direção que a anterior.

Pese embora as várias opções, não foram identificados ainda vestígios conclusivos do local da sua passagem em nenhuma das intervenções arqueológicas realizadas, sendo percetível que a modelação orgânica da paisagem agrária da veiga de Cubide terá contribuído para que, nesta povoação, se perdesse a referência do local de passagem da Jeira.

Sobre a passagem da via em Cubide, são vários os argumentos que defendem as duas propostas mais comuns, podendo ver-se, a este respeito, Lemos et al., 2008, pp 195-197. O traçado classificado cruza a Veiga de Cima, pelos campos a norte da Capela de Santa Eufémia, deriva para nordeste, passa pela Leira d'Antr'os Outeiros e vai sair da veiga pelo Portelo Alto, onde atravessa a EN 307. Depois do cruzamento a via desce ligeiramente ao longo de 370 m, mantendo-se sobre a margem direita de uma pequena linha de água, tributária do ribeiro de Freitas, onde se encontra a marcação da milha seguinte.

Location

View on Google Maps

41.738276, -8.22152

×