iti-XVIII-XXIX

road/milestone

Description

A milha XXIX começa sob o promontório da Guarda, onde se encontram dispostos 12 miliários, recolhidos das imediações durante as intervenções arqueológicas de princípios dos anos 90. Entre estes incluem-se: um miliário dedicado a Tito e Domiciano (80 d.C.), um a Maximino e Máximo (235 d.C.), um a Galério (305-311 d.C.), um a Constâncio II (337-361 … More ...

Ancient

Bouça do Gavião m.p.XXIX Sítio também conhecido por «Padrões da Cal» de onde são provenientes 13 miliários (http://arqueologia.igespar.pt/POC/?sid=sitios.resultados&subsid=168786) entretanto transladados deste local após a construção da barragem, estando hoje agrupados na berma do novo estradão que corre a cota superior no sítio do Sarilhão.

Place Type
road/milestone
Archaeological Type
road/milestone

Marcos Miliários

A milha XXIX inicia-se nas proximidades da Ponte Feia, sinalizando-se junto do edifício do "Académico", onde se encontra uma impressionante concentração de 13 padrões, revelando a importância histórica deste trecho da via. Entre estes miliários destacam-se:

  • Um padrão dedicado a Tito e Domiciano (80 d.C.)
  • Um padrão dedicado a Maximino e Máximo (235 d.C.)
  • Um padrão dedicado a Galério (305-311 d.C.)
  • Um padrão dedicado a Constâncio II (337-361 d.C.)
  • Dois padrões cujas respetivas inscrições não apresentam leitura
  • Seis padrões anepígrafos, fragmentados

Conforme mencionado pelo Padre Mattos Ferreira, existiriam mais quatro padrões, três deles destruídos por um morador de Vilarinho das Furnas, que os partiu para reaproveitamento na sua propriedade, e outro dedicado a Maximiano (286-305 d.C.), atualmente em paradeiro desconhecido.

Location

View on Google Maps

41.771619, -8.128

×