iti-XVIII-XXVI
Description
Ancient
Jeirinha m.p.XXVI Miliário a Constâncio I aparecido no Campo do Saganho e hoje colocado no local da milha 26 nas Várzeas de Covide onde surge o topónimo Jeirinha em referência à via.
Marcos Miliários
No local de marcação da milha XXVI encontra-se um padrão dedicado a Constâncio I (305-306 d.C.). Da mesma milha, encontram-se também referências a outros padrões: um dedicado a Adriano (117-138 d.C.), atualmente convertido em fuste de cruzeiro e posto no lugar com o mesmo nome, encimado por uma escultura de Cristo crucificado; um dedicado a Décio (249-251 d.C.), que se encontra na aldeia de Cubide; e um dedicado a Licínio (308-324 d.C.), que segundo o Padre Mattos Ferreira foi destruído na sua época na aldeia de Cubide.
O Debate sobre o Traçado
A acentuada subida aos Seixos Brancos, aliada ao desnecessário cruzamento da mesma linha de água em dois pontos muito próximos e da referência, por parte de Fernando Cosme, que o padrão atualmente posto na marcação da milha teria vindo da base da encosta direita do pequeno ribeiro, levou-nos, em sede de trabalho de campo, a avaliar a área para aferir a possibilidade de entre estas milhas ter existido outro traçado.
Foram identificadas duas possibilidades alternativas ao traçado classificado:
- a) Um caminho que segue pela margem esquerda da linha de água e que progride suavemente pela base da encosta, acompanhando a garganta de escoamento até ao local onde se encontra o Cruzeiro do Campo do Gerês. Esta possibilidade encontra eco na referência ao achado do padrão que marca a milha XXVII junto da base deste talvegue.
- b) Seguindo pela margem esquerda, pode tomar-se um caminho à esquerda, a cerca de 310 m do início do percurso alternativo que conduz numa subida com alguma pendente, ao ponto de marcação da milha XXVII.
Serão necessários trabalhos de campo adicionais, aliados a investigação documental, para aferir da possibilidade e validade destas alternativas, sendo porém certo que o traçado atual, na subida que apresenta na zona dos Seixos Brancos, parece bastante improvável face ao que é comum na engenharia viária romana.
Location
41.736947, -8.206237